(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bando distribuía cocaína no país

PF faz operação na fronteira com o Paraguai, de onde saíam centenas de quilos da droga


postado em 29/11/2012 04:02 / atualizado em 29/11/2012 08:58

São Paulo – A Polícia Federal prendeu sete pessoas ontem, durante operação em três estados, para desarticular uma quadrilha investigada por distribuir cocaína no país. Segundo a PF, além dos sete mandados de prisão preventiva, foram cumpridos 10 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Mato Grosso do Sul. De acordo com as investigações, a quadrilha atuava a partir de Aral Moreira (MS), na fronteira com o Paraguai, e enviava centenas de quilos de cocaína para o Brasil, principalmente para a Região Sul.

Dois dos presos, apontados pela PF como líderes do bando, serão levados para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas (PR). Um deles é o gaúcho conhecido como Pingo, que já havia sido preso no Paraguai, de onde foi extraditado há cerca de dois anos. Ele estava no regime semiaberto na Penitenciária Agrícola de Piraquara (PR) para cumprimento de penas que somam mais de 40 anos de prisão. Os presos deverão ser julgados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro, podendo ser condenados de 10 a 30 anos de prisão.

A operação, chamada de Grumatã, um peixe difícil de ser fisgado, originário do Sul do Brasil, começou quando surgiram indícios de que a organização era comandada por Pingo. Em 8 de agosto, a PF apreendeu 16 quilos de cocaína em uma abordagem em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul. Investigações apontaram que a droga foi enviada para o estado pelo traficante e seu filho. A PF identificou que pai e filho são proprietários de três fazendas na fronteira do Brasil com o Paraguai. A principal característica da cocaína distribuída pela dupla é seu alto grau de pureza. Entre janeiro e agosto de 2012, outras nove pessoas haviam sido presas.

 

DESVIO DE CARGAS EXPORTADAS

Quatorze suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no desvio de cargas exportadas  foram presos ontem pela Polícia Civil de São Paulo. Na operação, 450 toneladas de açúcar foram recuperadas. Durante investigações sobre um desvio de carga de açúcar na Zona Sul de São Paulo, policiais civis identificaram a quadrilha que atuava no Porto de Santos. O grupo agia em conexão com núcleos existentes em várias cidades do interior do estado. De acordo com a polícia, grampos telefônicos autorizados pela Justiça permitiram a identificação dos envolvidos. A polícia cumpriu os mandados judiciais em Santos, Ribeirão Preto, Aguaí, São João da Boa Vista e Descalvado, no interior de São Paulo. A polícia descobriu também que a quadrilha adulterava documentos fiscais e placas de caminhões. Os acusados tinham um lucro anual de R$ 15 milhões com as cargas desviadas. O crime contava com a ajuda de funcionários do Porto de Santos. As buscas por outros integrantes do bando e receptadores da carga continuavam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)