(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em dia nublado, cemitérios do Rio têm movimentação tranquila


postado em 02/11/2012 18:30

A visitação aos 20 cemitérios do Rio no feriado de Finados ocorreu sem dificuldades e a movimentação foi tranquila em todos eles. A segurança foi reforçada pelas polícias Civil e Militar e pela Guarda Municipal. O esquema especial de trânsito organizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego também contribuiu para a tranquilidade nestes locais.

No maior cemitério da cidade, o São Francisco Xavier, no bairro do Caju, na zona portuária, o movimento foi intenso, principalmente de manhã e nas primeiras horas da tarde. Segundo o subadministrador Sebastião Magalhães, não houve problemas de segurança ou de acesso ao local. Magalhães informou que o cemitério ficará aberto na noite de hoje (2) , permitindo a visitação livre dos interessados.

Estima-se que, durante todo o dia, o São Francisco Xavier receba 1,5 milhão dos 2,3 milhões de visitantes esperados para os cemitérios do Rio. Neste cemitério, até o início da tarde, foram sepultados 17 corpos. Estão sendo celebradas missas de hora em hora – a última será às 18h.
"O movimento tem caído muito. Já foi o melhor dia para a gente, mas está quase normal, vou perder quase a metade do produto", disse o floricultor Josias Cabanez, de 69 anos, que mantém uma banca há 21 anos na entrada do Cemitério do Carmo, também no Caju.

Apesar do movimento ruim para quem vende flores, houve quem mantivesse o costume, como Saulo da Silva, de 48 anos, que visitou o túmulo de sua mãe, como tem feito há uma década. "Esta é a data. Nós, que ficamos, temos de lembrar dos que se foram", disse ele.

Visitando pela primeira vez o túmulo da mãe, que morreu em maio, a funcionária pública Fátima Brito, de 57 anos, não escondeu a emoção. Fátima é umbandista e visitou o Cemitério do Carmo no fim da tarde de hoje. "Era uma pessoa muito boa, que fazia caridade, mas que guardava para si seus sofrimentos. Poucos dias antes de morrer, já no hospital, me disse que estava partindo. Percebi que conversava com parentes nossos que morreram e que foi em paz", contou.

Às 16h, houve missa no Cemitério de Santa Cruz, na zona oeste, ministrada pelo arcebispo emérito do Rio, dom Orani João Tempesta, lembrando principalmente os indigentes e a pessoas que tiveram morte violenta. No Santa Cruz, referência municipal para sepultamento de indigentes e carentes, são esperados, durante todo o dia de hoje, entre 30 mil e 40 mil visitantes, informou o administrador Jorge Luiz Santos.

Informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio não registraram trânsito pesado nesta sexta-feira, com exceção do período da tarde, em alguns horários na região do Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, zona sul. A assessoria da Polícia Civil informou que, até o começo da tarde, não houve presos ou detidos.

Na maior parte do dia, o tempo permaneceu encoberto ou nublado, com temperaturas entre 20 graus e 26 graus, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)