(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de casos de hanseníase no país tem queda de 26% na última década


postado em 19/10/2012 13:10

O Brasil registrou queda no número de casos de hanseníase nos últimos 10 anos. Em 2001 foram quase 46 mil novos casos, contra quase 34 mil em 2011. O resultado significa uma diminuição de 26%. Esses números foram destaque do estudo Saúde Brasil 2011, apresentado na 1ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que é realizada nesta semana.

Também foi registrada uma queda nos casos da doença entre menores de 15 anos. Em 2001, o coeficiente era de 6,96 casos a cada 100 mil habitantes. Em 2011, esse número passou para 5,2.

A intenção do Ministério da Saúde é diminuir esse índice para menos de um caso em cada 10 mil habitantes até 2015, o que eliminaria a hanseníase da lista de problemas de saúde pública. Em 2011, foram registrados 1,54 casos para cada 10 mil habitantes, ou seja, mais de 29 mil casos em tratamento.

Doença

A hanseníase é uma doença infecciosa, e pode demorar de dois e cinco anos para se manifestar. Ela atinge pele, nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz.

Sintomas

A hanseníase é identificada principalmente por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo. Essas manchas não coçam, mas causam sensação de formigamento e dormência, causando diminuição de sensibilidade.

Tratamento

A doença até pode causar incapacidades físicas, mas elas podem ser evitadas caso o diagnóstico seja precoce. O tratamento é imediato, e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), podendo durar de seis a 12 meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)