(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cabral vai construir 9 mil apartamentos em Manguinhos


postado em 14/10/2012 19:03

A ocupação de favelas no Complexo de Manguinhos e no Jacarezinho abre espaço para a implementação de uma série de projetos de reurbanização que beneficiarão os moradores dessas comunidades, a exemplo do que vem ocorrendo no Complexo do Alemão e na Rocinha. Neste domingo, o governador Sérgio Cabral anunciou a construção de 9 mil apartamentos na região, com aplicação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do programa 'Minha Casa, Minha Vida', do governo federal.

Durante encontro com jornalistas realizado no Quartel General da Polícia Militar, o governador também anunciou que pretende desapropriar a Refinaria de Petróleos de Manguinhos - a única refinaria privada do País -, que passará por um processo de descontaminação antes de ser entregue à população. De acordo com Cabral, o governo também contraiu um empréstimo de R$ 100 milhões junto ao Banco do Brasil e pretende usar os recursos na desapropriação de terrenos e na construção de imóveis. Ele afirmou que a região será "completamente redefinida do ponto de vista urbanístico" nos próximos dez anos.

A ocupação permitirá que a Empresa de Obras Públicas (Emop) atue com liberdade na área para auxiliar na investigação de denúncias de que alguns dos cerca de 2 mil apartamentos construídos recentemente com verbas do PAC estariam sendo ocupados por traficantes. Até agora já foram identificados 15 imóveis onde as famílias foram expulsas pelo tráfico, mas o número pode chegar a 90. Até janeiro do ano que vem, duas UPPs serão instaladas na região. "A estratégia é não sair das comunidades. Não estamos fazendo uma ação efêmera. Essa é uma ação que tem um processo definitivo de presença das forças de segurança", afirmou o governador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)