(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil faz acordo com Japão na gestão de riscos


postado em 05/07/2012 17:50

O governo brasileiro firmou acordo de cooperação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês) para desenvolver uma estratégia nacional para a gestão integrada de riscos e desastres naturais e melhorar a política de defesa civil. Por meio do acordo, a Jica enviará técnicos ao País entre o fim de julho e o início de agosto para compartilhar a experiência japonesa na área. A Jica aplicará R$ 3 milhões no acordo de cooperação.

De acordo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a intenção é padronizar procedimentos de avaliação e mapeamento de áreas de risco, desenvolver diretrizes para autoridades estaduais e municipais, como o estabelecimento de protocolos de resposta a desastres, e aperfeiçoar o planejamento da expansão urbana.

Além disso, a parceria visa a elaboração de metodologias e emissão de alertas para deslizamentos e enxurradas e melhorias no Sistema de Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. "Vamos ter acesso às tecnologias que o Japão implantou para melhorar nosso esforço de predição, prevenção e pronta intervenção no caso de desastres naturais", afirmou o ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)