(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Na Rio+20, Google lança "mapa cultural" de indígenas na Amazônia brasileira

Líder da tribo Suruí fez associação com a empresa americana para denunciar desmatamento


postado em 16/06/2012 18:51 / atualizado em 16/06/2012 19:20


Rebecca Moore, engenheira da Google, e o chefe da tribo brasileira Surui, Amir, anunciaram a inclusão da comunidade no Google Earth durante conferência no Rio de Janeiro
A Google lançou hoje, durante fórum empresarial paralelo à conferência Rio+20, sua primeira plataforma que mostra os traços culturais de uma comunidade indígena ameaçada pelo desmatamento. A empresa colocou em seu serviço de mapas a etnia indígena Suruí, da Amazônia brasileira. O aplicativo contém imagem em 3D da selva onde vivem, assim como narrações animadas de suas tradições e costumes.

"Isso é algo único, representa toda uma nova etapa para o Google", explicou à imprensa Rebeca Moore, engenheira do Google Earth e líder do projeto. "É uma grande emoção mostrar nossa cultura ao mundo", celebrou o cacique Amir, chefe dos Suruís.

Na imagem animada do Google Earth, é possível ver um pequeno ponto no território brasileiro: é a tribo suruí, que habita uma extensão de 240.000 hectares no estado amazônico de Rondônia (noroeste), com 1.300 integrantes.

O território suruí está cercado por uma área bastante desmatada e, segundo o Chefe Amir, suas terras são ameaçadas por madeireiros ilegais. Por isso, em 2007, viajou para a Califórnia, onde estabeleceu uma associação com o Google para registrar a realidade da zona."É uma ferramenta de trabalho que estamos utilizando para fazer denúncias. Temos uma equipe de monitoração", explicou. Esta equipe é formada por jovens indígenas, que com seus smartphones, registram a região.

O aplicativo está disponível no Google Earth, apesar de ainda não estar integrado à plataforma. Segundo Moore, a empresa espera repetir a experiência com outras duas etnias vizinhas ao suruís, assim como com outras populações aborígenes do Canadá e Nova Zelândia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)