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Estado de Minas NACIONAL

Natal está entre os grandes emissores de poluentes do Nordeste

Frota natalense figura entre as que mais emitem CO2 dentre as integrantes do Programa Ambiental do Transporte


postado em 06/06/2012 16:28 / atualizado em 06/06/2012 16:31

Gás carbônico emitido pelos ônibus: maior teor de enxofre no óleo diesel(foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press)
Gás carbônico emitido pelos ônibus: maior teor de enxofre no óleo diesel (foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press)
Os ônibus, caminhões e veículos de frota do RN estão entre os que mais emitem poluentes como gás carbônico (CO2) e enxofre das cidades que participam do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), criado há cinco anos pela Fetronor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste). E a culpa seria do tipo de óleo diesel rodoviário comercializado em solo potiguar. O S1800, que domina os postos de abastecimento no RN, é o que possui o maior teor de enxofre (máximo, de 1800 mg/kg). A título de comparação, a Petrobras recentemente lançou o S50 e no Japão existe o diesel S10.

Em Maceió, que participa da medição periódica junto com Natal, Mossoró, Recife, João Pessoa e Campina Grande, os postos vendem o S500. Os veículos que rodam pelas estradas potiguares, apesar da diminuição de 11% da emissão de poluentes identificada nos últimos cinco anos pelo programa Despoluir, ainda não alcançaram a efetividade. "O que temos aqui é o pior óleo diesel do país, muito pesado e sujo. Por isso Natal é a piorna avaliação. Já melhorou bastante. Você não vê mais aqueles ônibus jogando fumaça preta no ar toda hora ", explicou Eudo Laranjeiras, presidente da Fetronor. Criado apenas para atender às empresas de transporte de passageiros, agora o programa alcança frotas como: carga, supermercados, infraestrutura, logística e supermercados, além de vários outros segmentos com transporte movido à oléo diesel.

FROTA "SUJA"

Com uma frota mais "suja" do que a média de outras cidades nordestinas, as avaliações periódicas feitas pelo Despoluir são feitas em um espaço de tempo mais curto. "Em Natal os testes são feitos em dois ou no máximo três meses. Já nas outras cidades vamos apenas de seis em seis meses", afirmou Laranjeiras. De posse dos resultados dos testes - que duram no máximo 10 minutos e são emitidos diretamente para uma central de análise em Brasília através de um notebook conectado com o aparelho de medição (opacímetro) -, sendo toda a os equipamentos colocados na mala de um carro hatch -, os donos dos veículos fazem as alterações necessárias na mecânica dos ônibus ou caminhões, substituindo as peças que possam estar causando uma emissão desregrada de poluentes e/ou alto consumo de combustível. "A avaliação diz o que está acontecendo com o veículo. Desta forma o dono do veículo pode fazer as mudanças corretas no seu carro", destacou o presidente da Fetronor.

Para ele, o papel do programa Despoluir, que chegou nesta semana à marca de 50 mil avaliações em cinco anos de trabalho, vem atingido resultados muito bons. "Este programa, bancado pela federação, serve tanto para o controle da frota de veículos como também é uma contribuição do setor para o meio ambiente. O que buscamos com isto é a melhoria na qualidade do ar", disse o presidente da Fetronor. Em comemoraçao à chegada dos 50 mil testes em cinco anos de funcionamento do programa, a federação organizou uma sessão de testes na Ribeira. Alguns ônibus passaram pelos testes do Despoluir em frente ao Largo do Teatro Alberto Maranhão. Atualmente o programa conta com seistécnicos que realizam, periodicamente, avaliações nas fotas de Natal, Mossoró, Campina Grande, João Pessoa, Recife e Maceió.


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