(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bicicleta elétrica será regularizada em São Paulo


postado em 11/05/2012 10:23

Após a polêmica com um ocupante de uma bicicleta elétrica multado pela lei seca no Rio, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) anunciou nesta quinta que vai estabelecer regras para o uso desse modelo de veículo em São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que desenvolve estudo detalhado para uma regulamentação.

A CET vai definir se esse veículo se enquadra na categoria de bicicletas, que dispensa placas, ou de motocicleta, que prevê curso teórico e prático de direção, carteira de habilitação e emplacamento. No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) optou pela primeira opção.

Enquanto o poder público decide, o uso das bikes elétricas só cresce. Gerente de uma rede que vende o veículo, Henrique Sales afirma que o mercado teve um crescimento de 500% desde o ano passado e que, atualmente, vende entre 60 e 70 unidades por mês em São Paulo. “Em nossas lojas, temos na grande maioria pessoas com idade entre 30 e 45 anos que veem no motor elétrico uma solução para se locomover até o trabalho sem suar.”

O diretor de Marketing Flávio Carrera, de 34 anos, vendeu o carro e comprou uma bike elétrica em julho do ano passado. “Não tinha mais paciência para ficar no trânsito. Precisava de uma alternativa mais rápida e prática. O custo para manter o carro é muito alto.” Hoje, ele circula cerca de 60 quilômetros por semana de casa para o trabalho com gasto praticamente zero.

Moradora dos Jardins, a relações públicas Carolina Althaler, de 24 anos, adotou esse tipo de bicicleta para ir para o trabalho diariamente. Ela diz que chama a atenção das pessoas quando se desloca pelas ruas com a bike. “Pelo menos umas dez pessoas por dia vêm falar comigo para saber o que é, porque é diferente.”

Fim da polêmica

O comando da Operação Lei Seca do Rio decidiu nesta quinta que seguirá a regulamentação da prefeitura de não multar. A decisão contraria o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para o presidente da Comissão de Direito Viário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB -SP), Maurício Jannuzi, o decreto municipal é inconstitucional. “O município não pode legislar sobre trânsito.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)