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Estado de Minas

Embratur intensifica promoção do país no exterior para atrair mais turistas


postado em 06/05/2012 11:59

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está intensificando a partir deste ano o trabalho de promoção do país no exterior, visando a atrair o turistas estrangeiros, principalmente devido a megaeventos que vão ocorrer até 2016, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A previsão é de que no ano da Copa (2014) visitem o Brasil 7,2 milhões de turistas, sendo que no ano passado estiveram no país 5,433 milhões de estrangeiros.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, destaca que está previsto o trabalho de promoção do Brasil em 25 feiras internacionais este ano. "São eventos onde os expositores levam seus produtos para serem vendidos na indústria turística de outros países, por isso o Brasil faz presença para apoiar a comercialização do turismo interno."

Com o Ministério do Turismo, a Embratur vai participar ainda de 14 eventos em 13 mercados, além de outras ações por meio de parcerias que desenvolve com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A Embratur apoia financeiramente o MRE em promoções culturais no exterior, repassando recursos para embaixadas, segundo Flávio Dino. As campanhas de publicidade e a utilização da mídia digital como veículos de divulgação entram também com destaque na rotina do instituto, que era antes denominado Empresa Brasileira de Turismo.


Para Flávio Dino, o país vive “uma boa situação, ao conjugar democracia política, crescimento econômico e distribuição de renda, e tem uma boa posição no mundo na atualidade”. “Junto a esses fatores, a situação cambial ajuda muito também [a incrementar o turismo]”, destacou.

O Ministério do Turismo e a Embratur trabalham também para melhorar a preparação do país para receber os turistas, com a realização de cursos destinados a operadores da área. Segundo Flávio Dino, no exterior, um foco importante é que o Brasil "seja visto por todas as potencialidades que oferece e não apenas pelos recursos naturais que atraem a atenção do mundo”. “Isso é feito com o treinamento de operadores que comercializam o produto final para o Brasil."

As maiores queixas dos turistas consultados se referem à situação das estradas brasileiras, às deficiências de sinalização e à mobilidade urbana.

A ampliação de voos internacionais é outro ponto que está na agenda do Ministério do Turismo e da Embratur. Para isso, está sendo desenvolvido um programa de incentivo a voos fretados, já tendo sido lançado edital para fazer contratações. “Quanto mais oferta de assentos, menores serão os preços, atraindo mais visitantes.”

O orçamento do instituto, incluindo os contingenciamentos anuais, vem oscilando em torno de R$ 200 milhões ao ano, mas conta com suporte do Ministério do Turismo, o que garante resultados importantes. O turismo é um setor movimentado especialmente pela iniciativa privada, lembra o presidente da Embratur. “O governo apenas formula políticas, mas na ponta está o empresariado, por isso é importante o trabalho de apoio institucional para otimização dos resultados.”

O setor mostra mundialmente uma característica predominante de fluxo intrarregional. “O europeu costuma viajar mais dentro da Europa [83% das viagens], e na América do Sul também se verifica essa tendência”, ressaltou Flávio Dino. Cerca de 50% do turismo brasileiro são provenientes do próprio continente. Flávio Dino acredita que é possível aumentar os números da região para o Brasil.

Ele prevê que vai aumentar muito o fluxo de turistas das Américas para o Brasil em 2014, pois a última Copa no continente ocorreu em 1978, na Argentina. Os países vizinhos deverão ter cinco ou seis seleções na Copa, por isso deverã


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