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Estado de Minas

Aspirador de pó completa 100 anos

Primeira versão do eletrodoméstico da Eletrolux pesava 14kg e chegou ao Brasil em 1912. Hoje, modelos são pequenos, silenciosos e automatizados


postado em 22/04/2012 12:27 / atualizado em 22/04/2012 13:55

Modelo antigo de aspirador(foto: Eletrolux/divulgacao )
Modelo antigo de aspirador (foto: Eletrolux/divulgacao )
Objeto de desejo de donas de casa de várias gerações, o aspirador de pó já foi considerado um trambolho necessário: caro, pesado, porém eficiente. Lá nos anos 1910, quando o primeiro aparelho da fábrica Electrolux aportou no Brasil, o eletrodoméstico pesava nada menos que 14 quilos e custava o equivalente a R$ 3 mil em valores atuais.

Hoje, modelos pesam pouco mais de 2 quilos, custam menos de R$ 300 e possuem design que não só facilita o uso como ocupa pouco espaço no armário de limpeza. Segundo Maryline Renault, gerente de marketing da divisão de eletroportáteis da Electrolux, a evolução do eletrodoméstico acompanhou a evolução da sociedade e a emancipação feminina.

Lançado em 2011, o Ergorapid tem design fácil e potência extra(foto: Eletrolux/divulgacao )
Lançado em 2011, o Ergorapid tem design fácil e potência extra (foto: Eletrolux/divulgacao )
“As mulheres vêm demonstrando cada vez interesse em produtos que proporcionem praticidade e eficiência durante a limpeza. A multimulher exerce ao mesmo tempo a função de mãe, profissional, esposa e dona do lar. Por isso surgiu a necessidade de produtos que auxiliassem a consumidora a executar as tarefas domésticas mais rapidamente e de maneira mais eficiente”, discorre.

De lá para cá, a Electrolux investiu em tecnologia, além de criar produtos específicos para cada um dos mercados onde atua. “No Brasil, fabricamos aspiradores com função de sucção para água e pó. Essa particularidade híbrida é extremamente valorizada por muitos consumidores do nosso país e por isso a fábrica de Curitiba é a única unidade responsável pela produção destes modelos.”


Família Jetson


O design do Trilobite, o primeiro aspirador de pó automático produzido em massa pela fábrica, lançado em 2001, lembra o de um disco voador. Ele funciona automaticamente, a bateria. Estaríamos na era da limpeza automatizada, como ilustrado pelo desenho animado a Família Jetsons? A gerente de marketing responde com cautela, mas aponta para um futuro cada vez menos trabalhoso para a dona de casa.

“Hoje em dia, oferecemos aos nossos consumidores aspiradores com os mais diversos preços e funções: as rodinhas que dão mobilidade ao produto, o maior poder de sucção, filtros que eliminam ácaros e purificam os ambientes, baixa emissão de ruído, ausência de fios, controle remoto e outras. Podemos mencionar centenas de novas características que foram agregadas aos aspiradores de pó ao longo do tempo.”

Ainda para Maryline, tais características geram tendências de mercado e são desenvolvidas com base nas necessidades dos consumidores. O que virá por aí? Só o tempo poderá responder.

“Hoje, após 100 anos desde o nosso primeiro lançamento, notamos que o brasileiro não quer só um aspirador de pó, ele busca um aliado nas tarefas domésticas que possa ajudá-lo a ter mais qualidade de vida e praticidade. Nosso papel como empresa é oferecer a eles produtos que se adequem às suas necessidades.”


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