(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Problemas na esterilização em clínica podem ter causado cegueira em pacientes em PE

A suspeita é de que as quatro vítimas tenham sido infectadas por uma bactéria


postado em 02/04/2012 10:10 / atualizado em 02/04/2012 10:22

As investigações e fiscalizações sobre o caso de quatro pacientes que perderam a visão de um dos olhos depois de serem submetidas a uma cirurgia de catarata no Instituto da Visão de Pernambuco, em Caruaru, ficarão a cargo da Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). A informação foi dada na manhã desta segunda-feira pelo gerente da Apevisa, Jaime Brito.

Segundo Brito, não há dúvidas de que trata-se de um caso típico de infecção hospitalar. Ele acrescentou que problemas nos procedimentos de esterilização já foram detectados no bloco cirúrgico da unidade de saúde, que continua interditado.

Na inspeção realizada na unidade em Caruaru, na noite da sexta-feira passada, a Apevisa identificou falhas na esterilização do bloco cirúrgico onde foram realizadas as cirurgias das pacientes. Segundo o órgão, havia problemas no fluxo dos equipamentos cirúrgicos e ausência de testes de esterilização na sala.

As causas da contaminação, no entanto só serão atestadas pelos resultados dos exames realizados nas quatro pacientes e nos seus prontuários médicos, que só devem ser divulgados em um prazo de oito a 15 dias. “Estamos levantando as informações com a Vigilância de Caruaru. São três as hipóteses: problemas nos produtos utilizados no procedimento, como colírios; falhas de procedimentos como na esterilização de materiais e roupas ou da própria estrutura física do local.

A principal suspeita, até o momento, é de que as quatro vítimas tenham sido infectadas por uma bactéria. Após a conclusão dos trabalhos, o resultado pode ser encaminhado para a Justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)