(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mulher morre e criança é salva após afogamentos em Praia de São Luís

O local onde as vítimas se afogaram tem alto risco por causa das fortes e constantes correntes marítimas e de algumas valas em determinados pontos


postado em 05/03/2012 08:27 / atualizado em 05/03/2012 10:28

O mar fez duas vitimas de afogamento nesse domingo, na Praia do Olho D'Água. As vitimas foram uma criança de 11 anos, que foi salva pelos salva-vidas e uma mulher, identificada como Maria do Socorro Verdes, de 38, que não resistiu e morreu.

O inspetor-chefe do Corpo de Salva-vidas da Guarda-Municipal, Valmir Barrros, informou que o afogamento duplo aconteceu por volta das 17h, na área próxima a Barreira Vermelha.

Ele relatou que ao detectarem os afogamentos, os salva-vidas se encaminharam até o local. Como havia duas vitimas e as correntes estavam forte demais, eles deram preferência para a criança, levando-a primeiro até o posto de atendimento médico. Quando voltaram para buscar a mulher, ainda a resgataram com vida. Ela, Porém, morreu logo após chegar ao posto médico.

Valmir Barrros disse ainda, que o local onde aconteceram os afogamentos é uma área de risco iminente, por causa das fortes e constantes correntes marítimas e de algumas valas que existem em determinados pontos da praia.

"Essa área é muito perigosa, principalmente no fim da tarde, quando as correntes ficam ainda mais fortes. Como fica numa curva e por conta dos vários afogamentos que já aconteceram aqui, os salva-vidas apelidaram esse local de curva da morte. Entretanto, há quase quatro anos que não havia afogamento com vitima fatal, como o de hoje", contou.

Apesar de os afogamentos acontecerem no mesmo local e horário, as duas vitimas não tem nenhum parentesco.

Números

O inspetor-chefe informou também que na Praia do Olho D'Água já foram registrados cinco afogamentos nos primeiros três meses de 2012. Desses, quatro das vitimas eram crianças e apenas a mulher que se afogou neste domingo veio a falecer.

Valmir disse ainda que a maioria dos afogamentos registrados pelos salva-vidas da Guarda-Municipal, são crianças e adolescentes entre 8 e 12 anos.

"Os afogamentos envolvendo essa faixa etária representam 67% dos registros do Corpo de Salva-vidas da Guarda-Municipal. Nós fazemos um trabalho preventivo, com orientação aos pais e responsáveis, porém é necessário um cuidado maior por parte deles em não deixar as crianças muito soltas. Se as correntes maritimas são perigosas para os adultos, imagina para as crianças?", alerta.

Orientações para evitar afogamentos

Os principais cuidados que se deve ter nas praias estão relacionados ao mar. Para evitar afogamentos, é sempre bom nadar apenas onde o nível da água não ultrapasse a altura do peito, em locais de ondas fracas e apenas quando a maré estiver enchendo. No caso de turistas, é sempre bom pedir orientações dos salva-vidas em relação aos melhores locais para o banho. Com as crianças o cuidado deve ser redobrado. Ter sempre um adulto por perto e evitar que elas brinquem sozinhas no mar são orientações importantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)