(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas na ocupação de morros e favelas no Rio


postado em 14/11/2011 12:47

Do Norte de Minas para os morros e favelas do Rio de Janeiro, em missão de paz. Vinte e quatro homens do 55º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército de Montes Claros seguiram o Rio, participar da ocupação e pacificação das favelas no Complexo do Alemão.

Conforme o comandante do 55º BI, tenente coronel Aristóteles Martins Rocha, eles participam da “Operação Arcanjo”, que prosseguirá até 10 de fevereiro. Segundo ele, a mesma operação conta com o reforço de 700 homens de Minas Gerais, envolvendo também unidades do Exército de Belo Horizonte, Juiz de Fora/Santos Dumont e São João Del Rei. O Complexo do Alemão foi ocupado pelas forças de segurança no final de 2010.

Para realizar a ocupação das favelas da Rocinha, as forças de segurança (estaduais e federais) do Rio tiveram que deslocar policiais de outras regiões da Capital Fluminense. No entanto, o tenente coronel Aristóteles Martins Rocha disse que não recebeu comunicado de que o reforço do Exército de Minas Gerais foi solicitado com o objetivo de “cobrir” áreas onde estavam policiais enviados para a Rocinha. “A pedido do Governo do Rio de Janeiro, o Exército enviou uma tropa preparada para a garantia da lei e da ordem pública”, afirmou o comandante do BI de Montes Claros.Ele lembrou que foi enviado ao Rio de Janeiro o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), formado somente por militares efetivos, sem o envolvimento de grutas. Todos eles, durante três semanas, receberam treinamento intenso em Montes Claros, em São João Del Rei e na própria Capital Fluminense. Alguns deles também receberam instruções sobre a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Campinas.

Ainda conforme o comandante do 55º Batalhão do Exército de Montes Claros, depois que a tropa retornar, em fevereiro, outros grupamentos militares de Minas Gerais deverão ser enviados ao Rio, num sistema de rodízio. “Pois, o Governo do Rio solicitou a prorrogação do apoio das forças federais até junho de 2012”, explicou. Recentemente, em entrevista, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, destacou o papel do Exército na cooperação com a Policia carioca na pacificação das favelas. “A participação do Exército está sendo decisiva. Eles fazem trabalho concreto. Precisamos de atitude no campo e isso o Exército consegue fazer muito bem. Não podemos abrir deste parceiro”, declarou Beltrame. Ele anunciou que será o Complexo do Alemão vai receber uma Unidade de Polícia Pacificadora até março próximo. Até junho de 2012, serão deslocados 2.200 homens para aquela região. “Vamos entrar de maneira parcelada, inicialmente com 500 homens já no início do semestre do ano que vem", informou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)