(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crianças hoje passam mais tempo em casa que antigamente, diz pesquisa


postado em 20/05/2011 15:27 / atualizado em 20/05/2011 15:55

(foto: Domínio público / https://morguefile.com)
(foto: Domínio público / https://morguefile.com)

O canal pago de TV Discovery Kids divulgou hoje o resultado da pesquisa "Crianças de Ontem, Pais de Hoje". Os resultados apontaram que a educação e a violência são as maiores preocupações desses pais. Enquanto quase 75% deles costumavam brincar na rua e ir a pé para a escola e mais da metade deles pegavam ônibus sozinhos, atualmente menos de 15% dos filhos andam sem a companhia de um adulto pelas cidades.

A principal revelação é a de que as famílias desenvolveram um perfil dicotômico, dividido entre o controle que é imposto às crianças fora de casa e a autonomia que têm no lar. Foram entrevistados 1.450 pais com filhos até 10 anos que têm acesso à TV por assinatura.

88% brincavam na rua; hoje, 14%

O trabalho constatou que as crianças passam mais tempo em atividades extracurriculares ou em casa (aumento de 20% em relação aos pais) e há o aumento do uso de videogames, DVDs e TV que continua sendo a primeira opção de entretenimento em casa para 77% das crianças. Desse modo, ficam explicados fatos como os de que 88% dos pais brincavam na rua, contra 14% das crianças de hoje; 33% dos pais recebiam mesada, enquanto só 17% das crianças atualmente lidam com seu dinheiro; e 77% dos pais andavam a pé, contra 8% das crianças de hoje.

Assim, com maior permanência em casa, aumenta também o poder de decisão das crianças junto aos pais que, por sua vez, diminuem a rigidez com que tratam as crianças. A pesquisa apontou também que os pais atuais se consideram mais carinhosos e mais amigos que seus pais foram com eles.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)