(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula lidera pesquisa presidencial, seguido por Bolsonaro


postado em 19/09/2017 22:22

Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga todos os cenários das eleições de 2018, seguido de Jair Bolsonaro, apesar de o ex-presidente responder a vários processos relacionados à corrupção, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (19).

A pesquisa também mostrou uma queda na aprovação do governo de Michel Temer, cujos resultados de aprovação caíram para 3,4%, contra 10,3% em fevereiro, repetindo a mesma imagem política do Brasil registrada em todas as pesquisas nos últimos meses.

O desempenho pessoal de Temer, que na semana passada foi acusado pela Procuradoria Geral da República de comandar uma organização criminosa para espoliar o Estado, tem a rejeição de 84,5% dos entrevistados contra 62,4% em fevereiro.

Lula, condenado a quase 10 anos de prisão por envolvimento no esquema de propinas na Petrobras e acusado em outros processos, venceria nos nove cenários eleitorais previstos, tanto no primeiro quanto no segundo turno, de acordo com a pesquisa realizada entre os dias 13 a 16 de setembro, com 2.002 pessoas e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Se a eleição de outubro de 2018 ocorresse hoje, o ex-presidente teria um total de 32,4% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 19,8%, e por Marina Silva, com 12,1%. Os demais candidatos não ultrapassariam um dígito.

Lula, que foi presidente entre 2003 e 2010, pode ter a sua candidatura impedida, e até mesmo ser preso, se o processo pelo qual responde diante do juiz Sérgio Moro tiver a condenação confirmada em segunda instância. Ainda assim, sua intenção de voto cresce, mesmo que o turbulento cenário político do Brasil esteja cercado de incertezas em um curto prazo.

Nesta terça-feira, um juiz federal aceitou uma nova denúncia por corrupção passiva contra o ex-presidente, acusado em outros seis processos, em uma ação que investiga se recebeu propina para beneficiar certas empresas da indústria automotiva.

Sua defesa voltou a negar qualquer acusação, atribuindo-a à "perseguição política" que o ex-presidente diz sofrer para impedi-lo de voltar ao poder.

No caso de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o cofundador do Partido dos Trabalhadores (PT) teria entre 39,8% e 41,8% dos votos, enquanto que o deputado defensor da ditadura receberia 28,5% dos votos.

Por outro lado, o índice de reprovação de Lula (50,5% dos entrevistados afirmam que jamais votariam nele) é superior ao de Bolsonaro (45,4%).

Já a baixa popularidade do governo Temer parece não ter um limite: 75,6% o consideram "ruim" ou "péssimo", em comparação com 44,1% de fevereiro e apenas 3,4% o avaliam como "bom" ou "ótimo".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)