(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento curdo iraquiano aprova organização de referendo de independência


postado em 15/09/2017 20:46

O Parlamento da região autônoma do Curdistão iraquiano aprovou, de forma unânime, nesta sexta-feira (15), a realização de um referendo de independência em 25 de setembro, na ausência da oposição que boicotou a sessão parlamentar.

Após o voto a mão erguida, o vice-presidente do Parlamento, Jaafar Aimenky, que presidiu a sessão, indicou que o referendo será realizado na data prevista após "a votação unânime dos 65 deputados presentes".

Este referendo preocupa os países vizinhos, como Turquia e Irã, que temem que as ideias separatistas de Erbil se propaguem para suas próprias comunidades curdas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reagiu, garantindo, em pronunciamento pela televis]ao, que a realização de um referendo "é uma coisa muito, muito ruim".

"Se se atreverem a declarar um Estado independente, nem todo mundo vai aprovar", acrescentou.

O Conselho de Segurança turco deve se reunir em 22 de setembro para adotar uma posição oficial.

Também preocupa os Estados Unidos, que consideram a consulta popular um obstáculo na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI), conduzida junto com os curdos.

Em nota, a Casa Branca declarou que "os Estados Unidos enfatizaram, repetidamente, aos líderes do Governo Regional do Curdistão que o referendo é uma distração dos esforços para derrotar o Isis [acrônimo do EI em árabe] e estabilizar áreas liberadas".

"Realizar o referendo em áreas sob disputa é particularmente provocador e desestabilizador", acrescentou.

"Então, pedimos ao Governo Regional do Curdistão para cancelar o referendo e entrar em um diálogo sério e sustentado com Bagdá, o qual os Estados Unidos indicaram, repetidamente, que estão preparados para facilitar", completou o comunicado.

Em uma tentativa de adiar a votação, na quinta-feira, os Estados Unidos e outros países apresentaram ao presidente curdo, Massud Barzani, um projeto com alternativas ao referendo, segundo o enviado americano da coalizão que combate os extremistas no Iraque, Brett McGurk.

Insistindo na independência como a "única" opção para seu povo, o presidente curdo se comprometió a responder "rápidamente".

Há mais de dois anos o Parlamento curdo não se reunia e foi após longas negociações que o Partido Democrático do Curdistão (PDK), de Barzani, conseguiu entrar em acordo com as demais formações curdas - a União Patriótica do Curdistão (UPK), de Khalal Talabani, e o Goran, para reabrir uma sessão parlamentar.

O Parlamento federal chegou a votar em duas ocasiões contra o referendo de independência. Em ambas as vezes, os deputados curdos abandonaram a sala em protesto.

- Proteger a unidade do Iraque -

Na terça-feira, o Parlamento federal votou contra a realização deste referendo para "proteger a unidade do Iraque" e, na quinta-feira, destituiu o governador da província de Kirkuk - rica em petróleo e alvo de disputas territoriais entre o governo de Bagdá e as autoridades curdas - por decidir, contra a opinião do governo iraquiano, organizar o referendo em sua região.

Desde 1991, o Curdistão iraquiano dispõe de certa autonomia, que foi estendida ao longo dos anos.

Ao anunciar a data do referendo em junho, Barzani enviou um sinal claro, segundo os especialistas, de que o Iraque entrava em uma nova fase.

Depois de três anos de luta para expulsar os extremistas islâmicos - que chegaram a controlar um terço do território iraquiano -, o país volta a se concentrar em seus problemas confessionais e étnicos de antes da chegada do EI.

Há temores quanto a possíveis confrontos entre os peshmergas (combatentes curdos) e as muitas unidades paramilitares espalhadas por todo país, que poderiam disputar as áreas reconquistadas das mãos dos extremistas.

O influente comandante xiita Hadi al-Ameri, chefe da organização Badr - poderoso grupo paramilitar iraquiano apoiado pelo Irã -, multiplicou recentemente as advertências contra uma "guerra civil".

Na quinta-feira, a Turquia alertou que a organização do referendo "terá um preço", um posicionamento capaz de comprometer a viabilidade de um possível Estado curdo, enquanto o Curdistão iraquiano obtém a maior parte da sua receita com a exportação de petróleo através de um gasoduto que chega ao porto turco de Ceyhan.

Os próprios 5,5 milhões de curdos iraquianos convocados a votar sobre a independência estão divididos sobre a oportunidade de realizar esta consulta neste momento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)