(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento curdo votará na sexta-feira sobre referendo de independência


postado em 14/09/2017 06:25

O Parlamento do Curdistão iraquiano, que não se reúne há mais de dois anos, se pronunciará na sexta-feira sobre o referendo de independência de 25 de setembro, três dias depois da votação contrária à consulta pelo Parlamento de Bagdá.

"O Parlamento se reunirá na sexta-feira às 19H00 (13H00 de Brasília) para dar um marco legal ao referendo", afirmou o porta-voz da assembleia da região autônoma do norte do Iraque.

A votação estava prevista, a princípio, para esta quinta-feira, "mas o prazo para convocar uma votação é de 48 horas para permitir a chegada dos membros que moram fora de Erbil", completou o porta-voz,

O Parlamento federal iraquiano votou contra a consulta na quinta-feira.

Outros países vizinhos temem que as ideias separatistas de Erbil se propaguem para suas próprias comunidades curdas.

Até agora, o referendo, anunciado pelo presidente curdo Masud Barzani, não foi assumido pelas instituições locais, levando em consideração que o mandato de Barzani terminou há dois anos e que o Parlamento não se reúne no mesmo período.

Em 25 de setembro, quase 5,5 milhões de curdos estão convocados para votar a favor ou contra a independência do Curdistão iraquiano, que desde 1981 tem uma autonomia, que foi ampliada com o passar dos anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)