(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Sul acredita que o Norte tem uma arma nuclear do tamanho de uma ogiva

Ministro da Defesa sul-coreano fez a revelação ao Parlamento; China protestou contra o teste nuclar


postado em 04/09/2017 06:52 / atualizado em 04/09/2017 07:58

(foto: Ed JONES / AFP)
(foto: Ed JONES / AFP)

A Coreia do Sul acredita que a Coreia do Norte miniaturizou com sucesso uma arma nuclear, ao tamanho de uma ogiva, declarou nesta segunda-feira o ministro da Defesa, Song Young-Moo.


"Acreditamos que entra em um míssil balístico intercontinental", afirmou Song Young-Moo aos deputados no Parlamento, um dia depois do teste nuclear mais potente de Pyongyang até o momento.

Os sul-coreanosl reforçaram a presença de soldados no entorno da zona desmilitarizada fronteiriça à Coreia do Norte, na Ilha de Ganghwa, no temor de que os norte-coreanos podem estar preparando outro lançamento de míssil, depois da declaração de que o país tem uma bomba de hidrogênio.

Protesto da China

 

A China afirmou nesta segunda-feira que apresentou um protesto diplomático a Coreia do Norte após o teste nuclear realizado pelo regime de Pyongyang, o de maior potência até o momento.


Pequim "apresentou firmes advertências à pessoa responsável pela embaixada da RDPC (República Democrática Popular da Coreia) na China", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang.


"A China se opõe ao desenvolvimento pela Coreia do Norte de seu programa nuclear e balístico e nos comprometemos com a desnuclearização da península. Esta posição é conhecida e a Coreia do Norte também a conhece perfeitamente", completou.


A Coreia do Norte anunciou no domingo que testou com sucesso uma bomba de hidrogênio, o que provocou uma avalanche de críticas da comunidade internacional.

 

 

Japão e China

 

Japão e China não detectaram em seu meio ambiente substâncias radioativas procedentes do teste nuclear norte-coreano, indicaram nesta segunda-feira de modo separado os dois governos.


"Não detectamos nada em particular nos monitoramentos realizados no país", afirmou Yoshihide Suga, porta-voz do governo japonês.


A China chegou à mesma conclusão: "Os resultados de nossas observações mostraram que o teste nuclear da Coreia do Norte não teve impacto no meio ambiente de nossa nação, nem sobre a população", afirmou o ministério chinês do Meio Ambiente.


O ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, afirmou no domingo que aviões de detecção da Aeronáutica haviam iniciado uma operação para monitorar a situação, assim como várias agências.


Os temores de disseminação de substâncias radioativas aumentaram após um segundo tremor registrado após o primeiro, correspondente à explosão, o que foi interpretado como a consequência de um "afundamento" de terra.


A explosão subterrânea foi o sexto teste nuclear do regime norte-coreano, em violação às resoluções da ONU que proíbem Pyongyang de executar testes nucleares e de mísseis.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)