(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barcelona processa Neymar, que cobra bônus de renovação


postado em 22/08/2017 18:46

O FC Barcelona anunciou, nesta terça-feira, que entrou com processo trabalhista contra Neymar por não cumprimento de contrato, após o brasileiro deixar a equipe em agosto, cobrando parte da cláusula de renovação e indenização de 8,5 milhões de euros.

"Neste processo, o clube cobra do jogador a quantidade líquida correspondente à cláusula de renovação por incumprimento de contrato; 8,5 milhões de euros por danos e prejuízos, além de 10% adicional de juros", explicou a nota.

O Barça não revelou o valor pago pela cláusula de renovação do jogador, protagonista da maior transferência da história do futebol, após o Paris Saint-Germain pagar 222 milhões de euros ao clube catalão.

Com a iminência da transferência de Neymar, o Barcelona havia depositado em juízo um cheque de 26 milhões de euros correspondentes ao bônus pela renovação do contrato. O clube catalão anunciou que recuperou o dinheiro ao considerar que o jogador não havia respeitado as cláusulas do contrato.

Por conta do comunicado e do valor cobrado pelo Barça, Neymar iniciou os trâmites para receber o valor do bônus pela renovação com os catalães.

"Neymar Júnior e seus advogados já estão cientes do comunicado divulgado hoje. Com relação aos bônus devidos pela assinatura do contrato de 2016, contratualmente ajustados e declaradamente não pagos pelo F.C. Barcelona, cumpre ainda informar que o Atleta já iniciou o procedimento formal de cobrança perante o foro competente" afirmou a N&N; Consultoria, da família de Neymar, em comunicado desta terça.

Uma das cláusulas impediria Neymar de negociar sua saída do Barça durante o mês anterior ao pagamento do bônus.

- Sem 'disputas dialéticas' -

Os espanhóis explicam que o processo foi apresentado no dia 11 de agosto, diante do Juizado Social de Barcelona, e foi levada para a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). A federação espanhola vai enviar a petição "para a Federação Francesa de Futebol e à Fifa, para os efeitos legais oportunos".

O clube também pede que o PSG assuma o pagamento dos valores da ação "caso o jogador não possa arcar".

"O Barcelona realizou essas ações em defesa de seus interesses, depois de uma rescisão unilateral do contrato imposta por Neymar Jr, poucos meses depois da assinatura da renovação até 2021", acrescentou o clube em comunicado.

O Barça se mostra disposto a continuar exercendo sua defesa, seguindo "sempre os procedimentos estabelecidos diante dos organismos competentes e sem entrar, de nenhuma maneira, em disputa dialéticas com o jogador".

O comunicado do clube catalão chega depois de Neymar atacar a diretoria do Barça, em declarações após a vitória por 6 a 2 sobre o Toulouse, no domingo.

- 'Voltou' -

"Passei quatro anos lá e fui muito feliz. Foram quatro anos charmosos e fui embora feliz, mas com eles (a direção do Barça), não. Para mim, elas não são as pessoas que deveriam estar dirigindo o Barça. O Barça merece muito mais e todo mundo sabe disso", acusou o brasileiro.

Esta tensão do brasileiro com a direção do Barcelona não parece estender-se aos ex-companheiros.

O astro argentino Lionel Messi surpreendeu nesta terça-feira ao publicar uma foto em sua conta no Instagram na qual aparece acompanhado de Neymar e Luis Suárez.

Na legenda da foto, Messi escreveu "Voltou", junto a três emojis sorridentes, em referência ao tuíte publicado pelo companheiro Gerard Piqué, que durante o turbilhão de rumores sobre a saída de Neymar, em final de julho, havia afirmado que o brasileiro "Se queda" (Fica, em espanhol).

Neymar, que visivelmente estava na capital catalã, também publicou foto nas redes sociais nesta terça-feira, na qual aparece abraçando Piqué com a legenda "Se queda", no Twitter. No Instagram, O craque da seleção brasileira postou foto em que aparece junto a Piqué, Messi, Suárez e seu companheiro de PSG Dani Alves, outro ex-jogador do Barça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)