(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente sul-coreano promete que não haverá guerra


postado em 17/08/2017 00:40

Não vai haver guerra na Península da Coreia, afirmou nesta quinta-feira o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, que prometeu impedir o conflito "a qualquer custo", apesar da tensão em torno dos programas nuclear e balístico de Pyongyang.

"Todos os sul-coreanos estão trabalhando duro, todos juntos, para reconstruir este país a partir das ruínas da Guerra da Coreia", disse Moon em entrevista coletiva para marcar os primeiros 100 dias do seu mandato.

"Vou impedir a guerra a qualquer custo", afirmou Moon.

Na mesma coletiva, Moon destacou que Seul é capaz de bloquear qualquer ataque dos Estados Unidos na região. "Ninguém pode adotar uma decisão sobre ações militares na Península Coreana sem nossa autorização".

"Os Estados Unidos e o presidente Trump também disseram que independentemente da opção que possa adotar a Coreia do Norte, todas as decisões serão tomadas após consultas e com o aval da República da Coreia".

A tensão atingiu seu nível máximo após as ameaças de Pyongyang de disparar mísseis contra os arredores de Guam, uma ilha do Pacífico onde os Estados Unidos têm bases estratégicas.

O presidente americano, Donald Trump, advertiu que responderia com "fogo e ira" eventuais ameaças norte-coreanas.

Mas na terça-feira, a tensão diminuiu quando o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se distanciou do plano para disparar mísseis em direção a Guam.

No mesmo dia, Kim advertiu que poderá mudar de opinião e que "é necessário que os Estados Unidos adotem a opção correta".

Nesta quarta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, propôs sua ajuda para a retomada do diálogo entre Coreia do Norte e as grandes potências, destacando a necessidade de se reduzir a "retórica" sobre o conflito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)