(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EI chefiou atentado frustrado para derrubar avião na Austrália


postado em 04/08/2017 06:10

Um alto comandante do grupo extremista Estado Islâmico chefiou a tentativa de ataque contra um avião na Austrália, informou a Polícia nesta quinta-feira, revelando que também impediu um ataque com gás tóxico.

"Esta ajuda veio de um alto membro do Estado Islâmico", declarou o vice-comissário da Polícia Federal australiana, Michael Phelan, referindo-se ao suspeito como um "comandante".

Os suspeitos planejavam colocar uma bomba artesanal em um voo da Etihad Airways partindo de Sidney no dia 15 de julho passado, mas a operação foi abortada antes que passassem pelos controles de segurança.

Dois homens, Khaled Khayat, 49 anos, e Mahmud Khayat, 32, foram detidos por planejar "um ato terrorista". Outro homem estava sendo interrogado e um quarto foi liberado sem nenhuma acusação.

O comandante do EI enviou os componentes da bomba por um serviço internacional de remessas e depois orientou os suspeitos sobre como montar a bomba.

"Com a ajuda desete comandante (do EI), os acusados armaram o artefato explosivo e pensamos que o IED (artefatos explosivo improvisado) estava operacional e seria colocado neste voo da Etihad", disse Phelan.

"Há alguma especulação sobre por que o plano não foi adiante. Não passou do check-in", explicou Phelan.

A Polícia trabalha com a hipótese de que o ataque teria sido suspenso porque o dispositivo - disfarçado como um moedor de carne - era pesado demais para passar na bagagem.

Quatro homens foram presos durante incursões em Sydney no sábado.

Dois deles - irmãos com 32 e 49 anos - foram denunciados na quinta-feira por "planejar e preparar ato terrorista" e serão ouvidos no tribunal na sexta-feira.

Um homem foi liberado sem acusação e outro ainda está sendo interrogado.

O destino do voo não foi revelado, embora alguns informes anteriores tenham sugerido que a aeronave saísse de Sydney com destino a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. No início da semana, a companhia Etihad Airways confirmou que trabalhava com autoridades australianas em sua investigação.

Phelan reconheceu ser muito preocupante que os componentes da bomba tenham sido enviados à Austrália por um serviço de remessas.

"Neste momento suspeitamos que os componentes da bomba artesanal partiram da Turquia. Estamos confiantes de que encontramos todos os componentes do dispositivo".

A execução do plano começou em abril e segundo a polícia, a alta potência dos explosivos teria causado "danos significativos".

Para Phelan, este foi "um dos planos mais sofisticados que já foi tentado em solo australiano".

A polícia também frustrou uma segunda tentativa envolvendo um "dispositivo de dispersão química", projetado para liberar sulfato de hidrogênio altamente tóxico nos estágios iniciais.

"Não só detivemos o explosivo que se acreditava estar no avião, mas também detivemos o dispositivo destinado à dispersão química", disse Phelan.

O dispositivo químico não necessariamente tinha como alvo um avião. "Estamos considerando espaços fechados concorridos, possivelmente no transporte público", explicou um oficial.

A segurança foi reforçada nos voos domésticos e internacionais desde o sábado passado na Austrália.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)