(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diesel: UE promete monitorar softwares de fabricantes para reduzir emissões


postado em 03/08/2017 17:52

A Comissão Europeia prometeu, nesta quinta-feira, acompanhar de perto o funcionamento dos sotftwares voltados para motores a diesel prometidos pela indústria automobilística alemã na última quarta a fim de reduzir suas emissões de gases poluentes, numa reunião em Berlim.

"Nós saudamos os esforços do governo alemão e da indústria visando recuperar a confiança dos consumidores e melhorar a saúde pública após o escândalo de emissões [de gases poluentes] automobilísticas", afirmou Vanessa Mock, porta-voz da comissão, numa coletiva de imprensa em Bruxelas.

Um grande fórum nacional sobre o diesel foi realizado nesta quarta, após a revelação de manipulações do grupo Volkswagen há dois anos e as acusações de formação de cartel contra várias empresas do setor. As fabricantes alemãs Volkswagen, com suas marcas Audi e Porsche, Daimler (da Mercedes-Benz) e BMW, além da Opel e da americana Ford participaram da reunião.

Os empresários se comprometeram a criar uma atualização de software que diminua em 30% as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) de 5,3 milhões de veículos a diesel na Alemanha.

"Nós queremos saber que a atualização proposta será o suficiente para reduzir as emissões de NOx abaixo dos limites existentes", explicou Mock.

A Volkswagen admitiu, em setembro de 2015, ter instalado softwares ilegais em 11 milhões de veículos no mundo todo para manipular os testes de emissões de poluentes. As suspeitas e acusações de fraudes como essa se espalharam para outras construtoras alemãs, como a Daimler e a BMW.

O contexto ficou ainda mais nebuloso com a revelação de suspeitas de formação de cartel entre as construtoras do país, que teriam, segundo a revista Der Spiegel, se reunido durante duas décadas para decidir temas como a manipulação das emissões.

"É necessário proteger os consumidores de custos adicionais e de outros efeitos adversos possíveis em termos de consumo de combustível e da vida útil de seus veículos", insistiu a porta-voz do executivo europeu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)