(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump adverte sobre 'última oportunidade' de passar reforma da saúde


postado em 24/07/2017 14:46

O presidente americano, Donald Trump, advertiu os republicanos, nesta segunda-feira, de que era "a última oportunidade" de passar a reforma do sistema de saúde, enquanto os senadores se preparam para decidir na terça-feira sobre a abertura ou não dos debates em uma votação cujo resultado é incerto.

"Os republicanos têm uma última oportunidade de fazer o certo em derrogar e substituir [o Obamacare], depois de anos falando e fazendo campanha sobre isso", tuitou nesta segunda-feira Trump, que fez desta reforma uma das principais promessas de sua campanha presidencial.

Mas a matemática do Senado é implacável. Dos 52 membros da maioria republicana, três declararam na semana passada que irão votar "não" à moção para continuar, o que abre um debate na legislação já que nenhum texto pode ser analisado sem um primeiro voto que autorize a abertura das discussões.

Como os 48 democratas da oposição também votarão pelo "não", os republicanos apenas podem permitir que dois mudem de lado. O vice-presidente, segundo a Constituição, pode dar o voto 51 em caso de empate 50-50.

Uma vez que o texto esteja na agenda, os senadores poderão fazer as emendas e reescrever toda a lei para "substituir" a reforma da saúde de Barack Obama, mas os republicanos moderados tampouco confiam que os chefes de grupo que se negam, neste ponto, permitam que comecem os debates.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)