(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moscou tem protesto contra restrições na Internet

Cerca de mil pessoas foram às ruas pelo direito de navegar sem censura. Três manifestantes foram detidos


postado em 23/07/2017 11:55 / atualizado em 23/07/2017 12:22

(foto: Mladen Antonov/AFP)
(foto: Mladen Antonov/AFP)
Cerca de 1 mil pessoas protestaram neste domingo nas ruas de Moscou contra o reforço da vigilância e das restrições na Internet. A manifestação foi autorizada pelas autoridades.


Aos gritos de "não à censura, não à ditadura!" e "abaixo o Estado policial!", os manifestantes mostraram a sua oposição às últimas medidas legislativas que pretendem dar às autoridades um maior controle da Internet.


A polícia estimou em 800 o número de manifestantes. Segundo um jornalista da AFP no local, entre 1.000 e 1.500 pessoas compareceram à convocação do partido Parnas, comandado pelo ex-primeiro-ministro Mikhaïl Kassianov.


Três manifestantes foram detidos, um deles por ter distribuído panfletos a favor do opositor Alexeï Navalny, indicou a ONG russa OVD-Info, especializada no acompanhamento das prisões.


Para Pavel Rasudov, de 34 anos, antigo dirigente do grupo Partido Pirata, as autoridades tentam controlar e vigiar a Internet desde 2011, quando importantes manifestações ofuscaram a campanha presidencial de Vladimir Putin.


"As autoridades compreenderam que a Internet era uma ferramenta de mobilização, que isso levava as pessoas a sair às ruas", explicou.


Na sexta-feira, o Parlamento russo aprovou uma lei que proíbe o uso no país de "anonimizadores", serviços on-line que permitem acessar de forma anônima os sites bloqueados.


Também votou uma lei que obriga os usuários a se identificar com um número de telefone para usar os serviços de mensagem na Internet.


Desde 1º de janeiro, as empresas on-line, russas e estrangeiras, são obrigadas a armazenar dados de seus usuários na Rússia e a facilitar o acesso das autoridades se elas solicitarem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)