(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desfile do orgulho gay em Berlim comemora casamento entre homossexuais

Com quase 40 edições realizadas, parada teve também como tema a luta contra a extrema direita


postado em 22/07/2017 14:25 / atualizado em 22/07/2017 15:23

(foto: John Macdougall/AFP)
(foto: John Macdougall/AFP)

Dezenas de milhares de pessoas, segundo a polícia, comemoraram neste sábado - no desfile do orgulho gay de Berlim - a lei sobre o casamento entre homossexuais votada no fim de junho pelos deputados alemães. Nesta 39ª edição do "Christopher Street Day" - nome original americano retomado pelo desfile berlinense - teve como tema oficial a luta contra a extrema direita. Mas a maior parte dos presentes comemorava também a lei sobre o casamento entre homossexuais votada em 30 de junho pelos deputados alemães e promulgada na sexta-feira pelo presidente Frank-Walter Steinmeier. O texto entrará em vigor em outubro.


O colorido e festivo desfile percorreu, às vezes sob forte chuva, a Kurfuerstendamm, famosa avenida da antiga Berlim ocidental, até a Porta de Brandemburgo. Marco, um dos participantes, não escondia a sua alegria. "Todo mundo tem agora o direito de se casar na Alemanha, os gays e as lésbicas também!", comemorou este jovem húngaro. "Lutamos pela mesma coisa em nosso país. É uma inspiração para nós na Hungria", país governado pelo conservador Viktor Orban, disse à AFP.


Ver galeria . 29 Fotos Evento teve como tema a luta contra o conservadorismo John Macdougall/AFP
Evento teve como tema a luta contra o conservadorismo (foto: John Macdougall/AFP )

"Com o casamento gay realmente avançamos, mais ainda há discriminações diárias que são inaceitáveis", considerou Matheus. "Ainda resta muito a ser feito, devemos continuar sendo vistos, presentes e por isso nos manifestamos, para que haja ainda mais igualdade", explicou o jovem alemão.


(foto: John Macdougall/AFP)
(foto: John Macdougall/AFP)

O Bundestag adotou a lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo a três meses das eleições legislativas, em 24 de setembro, e apenas alguns dias depois de a chanceler Angela Merkel retirar a sua oposição inicial. A chefe do governo alemão se viu obrigada a flexibilizar a sua postura nessa questão, já que seus dois possíveis parceiros da coalizão após as legislativas - os social-democratas da esquerda e os liberais da direita - colocaram o casamento entre homossexuais como condição para qualquer tipo de aliança.


(foto: John Macdougall/AFP)
(foto: John Macdougall/AFP)

Os social-democratas, sócios minoritários na coalizão liderada por Merkel, impuseram um voto rápido, aliando-se com outros partidos de esquerda do Bundestag, de oposição. Não entanto, Merkel votou contra a lei, explicando que, para ela, "o casamento é, segundo a nossa Constituição, uma união entre um homem e uma mulher".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)