(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bruxelas examina suspeita de cartel da indústria automobilística alemã


postado em 22/07/2017 13:16

A Comissão Europeia anunciou neste sábado que está examinando informações relativas a um possível cartel entre os grandes fabricantes de automóveis alemães.

"A Comissão Europeia e o departamento anti-cartel alemão receberam informações" sobre um possível cartel entre as fabricantes de automóveis alemães Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler, "que estão sendo examinadas pela Comissão", informou o Executivo europeu, guardião da concorrência no bloco.

"Neste momento é prematuro especular mais", acrescentou um porta-voz da Comissão. "A Comissão Europeia e as autoridades nacionais de concorrência cooperam estreitamente entre elas nesse tipo de assunto", acrescentou.

Após este exame, o Executivo europeu decidirá se abre ou não uma investigação, que poderia durar vários anos antes de decidir sobre uma eventual sanção financeira.

As declarações da Comissão Europeia respondem a um artigo do semanário alemão Der Spiegel segundo o qual Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler teriam formado um cartel desde os anos 1990, articulando-se principalmente a redução das emissões poluentes dos veículos a diesel.

Segundo a Der Spiegel, a informação consta em "um documento escrito que o grupo VW remeteu às autoridades de concorrência" em julho de 2016, como "uma espécie de autodenúncia". A Daimler também teria se denunciado, segundo o semanário.

Os cartéis estão proibidos na UE porque prejudicam a concorrência e aos consumidores. A Comissão pode impor severas multas às empresas que façam esse tipo de arranjo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)