(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reino Unido teme influência de Murdoch após compra da Sky


postado em 29/06/2017 12:37

O governo do Reino Unido quer garantir que o projeto de compra do grupo Sky pela 21st Century Fox, empresa de Rupert Murdoch, não dê ao magnata influência demais sobre a política e os meios de comunicação britânicos, de acordo com comunicado desta quinta-feira.

A ministra de Cultura e Comunicação Karen Bradley anunciou, no Parlamento, que vai solicitar "uma segunda fase de investigação acerca da pluralidade dos meios de comunicação" antes de autorizar a transação.

Bradley disse que as duas partes têm até 14 de julho para apresentar propostas sobre o tema que evitem essa investigação.

Ela justificou sua decisão num informe da Agência de Comunicações, órgão regulador dos meios de comunicação, que afirma: "A operação gera inquietação do interesse público pelo risco de que aumente a influência dos membros da empresa de Murdoch na agenda jornalística e no processo político britânico".

A família Murdoch é proprietária, por meio da empresa News Corp, de dois dos jornais mais importantes e influentes do Reino Unido, The Times e The Sun.

A americana 21st Century Fox, mais conhecida como apenas Fox, é um dos maiores estúdios de cinema de Hollywood e proprietária de diversos canais de televisão. A Fox já tem 39,1% do grupo de televisões britânico Sky e adquiriu a totalidade por 15 bilhões de dólares.

A família Murdoch assumiu, em 2012, o controle da Sky, que se chamava BSkyB, mas teve que renunciar em meio ao escândalo das escutas telefônicas de seu tabloide News of the World, que acabou fechando.

A influência dos Murdoch não é bem vista por parte dos acionistas da Sky. Em outubro, os sócios que não têm relações com a Fox ou com a família votaram para não renovar o mandato de James Murdoch, filho de Rupert, no conselho administrativo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)