(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Xi Jinping faz primeira visita a Hong Kong como presidente chinês


postado em 29/06/2017 01:46

Xi Jinping chegou nesta quinta-feira a Hong Kong, para sua primeira visita ao território como presidente chinês, por ocasião do 20º aniversário do retorno do controle desta ex-colônia britânica à China.

O avião presidencial pousou por volta do meio-dia (01H00 Brasília) no aeroporto de Hong Kong, marcando o início de uma visita que terminará no sábado, com a posse da nova chefe do executivo local, Carrie Lam.

A visita do Xi Jinping, que chegou à presidência em 2013, ocorre em meio a um espetacular esquema de segurança.

As ruas próximas ao centro de convenções, um gigantesco prédio situado diante do mar na ilha de Hong Kong que sediará alguns dos eventos programados para a visita, foram cercadas por barreiras de segurança repletas de água, impossíveis de mover por eventuais manifestantes.

A polícia anunciou que adotará "medidas de segurança contra terrorismo" para garantir a proteção do presidente chinês.

Na quarta-feira, o líder do movimento estudantil pró-democracia Joshua Wong foi detido durante um protesto contra a visita de Xi Jinping.

Joshua Wong, considerado o rosto do movimento rebelde que surgiu na ex-colônia britânica em 2014, e 20 ativistas protestaram diante de um monumento que simboliza a devolução de Hong Kong à China.

Alguns cidadãos de Hong Kong consideram que a China está reforçando o controle do pequeno território, em particular sobre os meios de comunicação e a liberdade de expressão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)