(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acordo pretende reduzir orçamento das missões de paz da ONU


postado em 28/06/2017 16:01

Um acordo provisório de quase 600 milhões de dólares em cortes no orçamento para as missões de paz na ONU foi decidido após três semanas intensas de negociações sobre as demandas dos Estados Unidos para reduzir os custos, declarou nesta quarta-feira (28) um diplomata do Conselho de Segurança.

As Nações Unidas gastaram 7,3 bilhões de dólares na manutenção da paz para o próximo ano, se comparado com os atuais 7,8 bilhões de dólares, informou o diplomata que falou sob a condição de ter sua identidade preservada.

Os Estados Unidos, o maior contribuinte financeiro desse orçamento, almejava um corte de cerca de 1 bilhão de dólares.

As missões mais afetadas pelos cortes são as da problemática região do Darfur, no Sudão, e da República Democrática do Congo, as duas operações que geram mais custos, com orçamentos que superam 1 bilhão de dólares.

O diplomata ressaltou que houve "cortes em todos os setores" relacionados à manutenção da paz como resultado da pressão dos Estados Unidos.

Washington é responsável por 28,5% do orçamento de 7,9 bilhões de dólares para as missões de paz, e 22% do orçamento básico da ONU, que é de 5,4 bilhões.

Aguarda-se que o acordo seja aprovado pela Assembleia Geral da ONU na sexta-feira (30).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)