(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agente de CR7, Jorge Mendes depõe por fraude fiscal de Falcao


postado em 27/06/2017 12:31

O empresário de jogadores de futebol Jorge Mendes compareceu para depor à justiça espanhola, nesta terça-feira, na investigação contra o colombiano Radamel Falcao, que assim como outros de seus clientes está envolvido em fraude fiscal milionária.

O português chegou ao tribunal de Pozuelo de Alarcón, pequeno município localizado a oeste de Madrid, aproximadamente às 11 horas da manhã no horário local, segundo jornalista da AFP no local.

Mendes não fez nenhuma declaração antes de entrar no tribunal.

Segundo fonte judicial, Mendes depõe desde o meio dia, depois da esposa de Falcao, a argentina Lorelei Dahiana Tarón, convocada como testemunha.

A audição vai ser a portas fechadas, com a procuradoria notificando as acusações contra o agente, segundo fonte judicial, que não pode adiantar as acusações.

Nos últimos meses, as autoridades espanholas intensificaram a luta contra a fraude fiscal no futebol. Uma das peças chaves é Jorge Mendes, que também agencia a carreira de Cristiano Ronaldo, que vai comparecer ao tribunal de Pozuelo no dia 31 de julho para explicar a suposta omissão de 14,7 milhões de euros.

Nesta terça-feira, o caso de Falcao que está sendo julgado. O agora atacante do Monaco foi denunciado por fraude de 5,66 milhões de euros, entre 2011 e 2013, quando defendia o Atlético de Madri.

Falcao teria recorrido à sociedades localizadas em paraísos fiscais das Ilhas Virgens Britânicas, Irlanda, Colômbia e Panamá.

- Gestifute desmente -

No marco das revelações da "Football Leaks", investigação colaborativa de vários membros da imprensa europeia que foi divulgada em dezembro, as supostas práticas de Mendes para otimizar os ganhos de seus clientes saíram das sombras, especialmente sobre direitos de imagem.

Segundo o consórcio de imprensa EIC, os valores de receita publicitária escondido das administrações de receita fiscal seria superior aos 185 milhões de euros, por meio de empresas fantasma em paraísos fiscais.

Até agora, Mendes caminhava pelos bastidores do mundo do futebol, apesar da notoriedade e do prestígio de seus clientes: o lateral esquerdo Fabio Coentrão, o zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe, o técnico José Mourinho e sobretudo Cristiano Ronaldo.

No caso de Mourinho, a Gestifute, empresa de Mendes, emitiu um comunicado para dizer que a Agência Tributária espanhola confirmou que o treinador "havia regularizado sua situação e que se encontrava em dia com as obrigações tributárias".

Fundada em 1996 e radicada em Portugal, a Gestifute desmente de maneira categórica a articulação de um esquema de fraude fiscal.

"Nem Jorge Mendes nem a sociedade que ele dirige participam ou prestam um serviço vinculado, direta ou indiretamente, a um assessoramento financeiro, fiscal ou legal de seus clientes", afirmou a Gestifute em comunicado quando Mendes foi convocado a depor.

- Depois do Barça, Real Madrid -

Jorge Mendes e seus clientes não são os primeiros a ter problemas com a Receita Federal espanhola.

Em junho de 2016, o atacante argentino Lionel Messi foi condenado a 21 meses de prisão, por ter omitido 4,1 milhões de euros relativos a direito de imagem.

O ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, está atualmente detido por questões de lavagem de dinheiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)