(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Equipes retomam busca de corpos do naufrágio na Colômbia


postado em 26/06/2017 12:10

Equipes de socorro colombianas retomaram nesta segunda-feira a busca dos corpos do naufrágio de uma embarcação turística com 170 passageiros a bordo na represa El Peñol-Guatepé, nordeste do país, que deixou ao menos seis mortos.

Segundo o mais recente balanço, além dos mortos, há 15 pessoas desaparecidas e 134 sobreviventes, que estão hospitalizados, mas fora de perigo, segundo Margarita Moncada, diretora do Departamento Administrativo do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres (Dapard) do governo de Antioquia.

"Dizemos desaparecidas porque são pessoas que não temos certeza que estavam no barco ou se foram resgatadas", indicou a dirigente.

As autoridades afirmam que a presença de algas na represa dificulta a visibilidade e as operações de busca e há suspeitas de que existem corpos presos no primeiro dos quatro níveis do navio "El Almirante", ao qual os mergulhadores ainda não tiveram acesso.

Segundo imagens de vídeo, "El Almirante" naufragou por volta das 14h00 locais (16h00 de Brasília) de domingo, a 68 km de Medellín. A bordo haveria cerca de 170 pessoas, embora não haja um registro oficial de passageiros.

- Mais mergulhadores -

Cerca de vinte mergulhadores retomaram as buscas nesta segunda nas águas frias, profundas e escuras da represa, depois que a operação foi interrompida durante a noite por causa de tempestades elétricas, explicou Moncada.

Uma das descargas elétricas atingiu um dos mergulhadores, que foi levado para um centro de atendimento e se encontra bem, acrescentou.

O almirante Juan Francisco Herrera, encarregado da coordenação do resgate submarino, falou à Blu Radio de Bogotá que está prevista a chegada de mais cinco mergulhadores com 1,5 tonelada em equipamentos para fazer uma busca maior dentro da embarcação.

As baixas temperaturas da água também jogam contra as tarefas de resgate, já que, em outras ocasiões, pessoas morreram por causa de câimbras que as impediram de nadar.

- Investigação -

A prefeitura de Guatapé decretou três dias de luto pela tragédia, cujas causas continuam sendo investigadas pelos especialistas da Marinha, segundo informou o presidente Juan Manuel Santos, que se deslocou à região.

"O que me informaram até o momento é que a embarcação tinha um número correto de pessoas a bordo, ou seja, não foi por lotação que afundou, e foi muito rápido, de repente. Isso nos deixa com uma interrogação", afirmou o presidente.

A represa de El Peñol-Guatapé é um dos principais pontos turísticos do departamento. Muitos turistas foram ao local aproveitando o fim de semana prolongado, já que nesta segunda é feriado no Colômbia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)