(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA suspendem importações de carne bovina do Brasil por razões sanitárias


postado em 22/06/2017 22:25

Os Estados Unidos suspenderam nesta quinta-feira a importação de carne bovina fresca procedente do Brasil "devido a problemas recorrentes sobre a segurança sanitária dos produtos destinados ao mercado americano", segundo comunicado do Departamento de Agricultura.

Esta decisão será mantida "até que o ministério brasileiro da Agricultura tome medidas corretivas consideradas satisfatórias pelo USDA", acrescentou o documento.

"Embora o comércio internacional seja uma parte importante do que o USDA faz e o Brasil seja um dos nossos parceiros há tempos, minha primeira prioridade é proteger os consumidores americanos", disse o secretário da Agricultura, Sonny Perdue.

"Isto foi o que fizemos ao suspender a importação de carne fresca bovina brasileira", acrescentou.

Os Estados Unidos são o primeiro produtor mundial de carne bovina.

Brasil, importante exportador mundial de carne, foi abalado em março pelo escândalo envolvendo subornos a fiscais federais pagos por frigoríficos.

Desde então, "os serviços de segurança alimentar e de inspeção sanitária do USDA avaliaram 100% de todos os produtos de carne procedentes do Brasil", explicou o USDA nesta quinta-feira.

Estes serviços "rejeitaram a entrada de 11% da carne bovina fresca brasileira", um percentual "claramente maior que a taxa média de rejeição, de 1%", das demais importações de carne. No total, 862 toneladas de carne foram rejeitadas.

"Garantir a segurança alimentar dos Estados Unidos é uma das nossas principais missões", declarou o Secretário de Agricultura, Sonny Perdue, citado em um comunicado.

O escândalo envolvendo a carne brasileira, que explodiu em março, provocou a suspensão temporária das importações por parte de vários países, mas a situação se normalizou rapidamente.

Como parte do escândalo, a polícia federal deteve 30 pessoas, fechou três unidades e suspendeu a permissão para exportar de 21 empresas sob investigação.

O governo e os produtores brasileiros destacam que apenas 21 dos mais de 4.800 frigoríficos brasileiros se envolveram no escândalo.

Depois que o país conseguiu restabelecer a confiança dos mercados e reabrir suas exportações para diversos países, a maior empresa do setor, a gigante JBS, se viu envolvida em um grande escândalo de corrupção, que abala o governo do presidente Michel Temer.

O proprietário do grupo, Joesley Batista, gravou em segredo uma conversa com Temer que sugere que o presidente autorizou o empresário a comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, detido em Curitiba como parte da operação Lava Jato.

O Brasil experimentou um aumento exponencial de seu setor de exportação de carne em apenas duas décadas, se tornando o primeiro exportador mundial do produto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)