(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump ataca as 'mentiras" da imprensa


postado em 29/05/2017 06:10

O presidente americano Donald Trump denunciou no domingo as "mentiras" da imprensa sobre os laços de seu genro, Jared Kushner, com a Rússia, que deixaram a Casa Branca em crise.

Trump retornou no sábado à noite de uma viagem de nove dias pelo Oriente Médio e pela Europa, em um momento em que a imprensa americana fazia novas revelações sobre os contatos entre Kushner e Moscou, em dezembro passado.

Segundo estas revelações, Kushner quis estabelecer um canal secreto de comunicação com o Kremlin com o propósito de eludir as vias de comunicação tradicionais entre os dois países.

"Minha opinião é que muitos vazamentos são mentiras fabricadas pela mídia, 'fake news' (notícias falsas)", tuitou Trump na manhã deste domingo.

Cada vez que a mídia menciona fontes anônimas, "é muito possível que não existam fontes, mas que sejam inventadas pelos jornalistas, 'fake news'", acrescentou.

Estes meios de comunicação "não querem que os Estados Unidos escutem a verdadeira história", escreveu no Twitter no domingo à noite.

As revelações sobre o genro do presidente, um dos mais próximos assessores de Trump na Casa Branca, são as mais recentes de uma longa sucessão de vazamentos sobre os contatos entre o entorno do presidente e a Rússia durante a campanha eleitoral e nas semanas que se seguiram à sua vitória, em 8 de novembro.

Empresário transformado em assessor presidencial, Kushner, de 36 anos, é marido de Ivanka Trump, filha do presidente e ela mesma assessora na Casa Branca.

Frequentemente fotografado de mãos dadas com Ivanka e com aparência de um homem compenetrado, Kushner nunca fala em público. Mas sua influência sobre Trump é enorme.

A enxurrada de revelações sobre os vínculos entre a equipe de Trump e a Rússia chega agora ao círculo mais íntimo do presidente americano.

As agências de Inteligência dos Estados Unidos estão convencidas de que a Rússia tentou influenciar nas eleições em detrimento da candidata democrata Hillary Clinton, sobretudo pirateando e-mails do diretor de campanha dela.

O FBI e duas comissões do Congresso investigam agora para determinar se o entorno de Trump entrou em acordo com Moscou para fazê-lo.

Segundo o The New York Times e o The Washington Post, a Casa Branca pensa em criar uma célula de crise sobre o caso russo, como a criada por Bill Clinton para enfrentar a investigação sobre seu relacionamento com Monica Lewinsky.

Contatos aceitáveis

Alguns membros do governo saíram em defesa do presidente neste domingo, avaliando que não era normal estabelecer canais de comunicação não oficiais com outros países, inclusive a Rússia.

"Para mim, é normal e aceitável. Tudo o que se possa fazer para comunicar as pessoas, em particular organizações que não são particularmente amistosas conosco, é uma boa coisa", afirmou no domingo o general reformado John Kelly, secretário americano de Segurança Interna.

A advogada de Kushner, Jamie Gorelik, anunciou na quinta-feira que o assessor do presidente estava pronto "voluntariamente para compartilhar suas informações com o Congresso sobre estas reuniões, e fará o mesmo com qualquer outra investigação".

As investigações do FBI agora se voltam para o investigador independente Robert Mueller.

As coisas podem se complicar ainda mais para o presidente americano com o aguardado testemunho no Congresso, na semana que vem, do ex-diretor do FBI, James Comey, demitido por Trump.

Comey guardou anotações de suas reuniões com o presidente, nas quais registrou, segundo a imprensa, uma conversa na qual Trump lhe pedia que detivesse a investigação sobre o general Michael Flynn. No entanto, não se confirmou ainda a data em que dará seu testemunho.

Muito próximo de Trump, Flynn foi seu efêmero assessor em assuntos de segurança nacional. Suspeito de ter vínculos secretos com a Rússia, ele foi obrigado a se demitir em 13 de fevereiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)