(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA: muçulmanos agradecem apoio após ataque em Portland


postado em 29/05/2017 00:31

Portland, EUA, 28 - Muçulmanos em Portland, no Estado norte-americano de Oregon, agradeceram a comunidade pelo apoio e disseram que estão arrecadando dinheiro para as famílias de dois homens que foram mortos quando saíram em defesa de duas mulheres jovens - uma usando um hijab - alvo de um ataque anti-muçulmano.

"Estou muito grato como muçulmano, estou muito grato como um morador de Portland ... que estamos aqui unidos", disse Muhammad A. Najieb, imã do Centro Comunitário Muçulmano. As duas jovens "poderiam ter sido as vítimas, mas três heróis intervieram e as apoiaram", disse ele. Uma página de angariação de fundos lançada pelo grupo para as famílias dos dois mortos, de um sobrevivente e das duas jovens levantou US$ 50 mil nas primeiras horas, disse Najieb.

A polícia disse que vai examinar o que parece ser uma ideologia extremista do suspeito Jeremy Joseph Christian, 35 anos, acusado de matar os dois homens na sexta-feira. As postagens de mídia social de Christian indicam afinidade com nazistas e violência política. As mensagens deixadas na casa da mãe de Christian não foram imediatamente retornadas.

O ataque ocorreu em um trem no primeiro dia do Ramadã, a época mais sagrada do ano para os muçulmanos. Christian estava detido sob suspeita de assassinato, tentativa de assassinato e intimidação. Ele foi preso pouco tempo depois do ataque quando foi confrontado por outros homens.

A polícia identificou os homens mortos como Ricky John Best, 53 anos, e Taliesin Myrddin Namkai Meche, 23 anos. O prefeito de Portland, Ted Wheeler, disse que Best era um veterano do Exército e um funcionário do município. Meche obteve um diploma de bacharel em economia em 2016 da Reed College em Portland e conseguiu um emprego com o Grupo Cadmus, uma empresa de consultoria na área. A polícia disse que Micah David-Cole Fletcher, 21 anos, também foi esfaqueado e está em estado grave em um hospital de Portland. A polícia diz que seus ferimentos não representam risco de vida. Fletcher é estudante da Universidade Estadual de Portland e trabalha em uma pizzaria.

A polícia disse que uma das duas jovens no trem estava vestindo um hijab. O assaltante estava gritando sobre vários tópicos, usando "discurso de ódio ou linguagem tendenciosa", segundo o sargento Pete Simpson, da polícia local. O FBI disse que é muito cedo para dizer se os assassinatos se qualificam como um crime de ódio federal. No entanto, Christian enfrenta acusações de intimidação, o equivalente estadual de um crime de ódio. Fonte: Associated Press.

(AE)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)