(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moto carreata patriótica atrai milhares em Washington


postado em 28/05/2017 18:52

Dezenas de milhares de motociclistas participaram de uma moto carreata neste domingo no centro de Washington na "Rolling Thunder", uma barulhenta peregrinação em homenagem a todos os que serviram à bandeira americana.

Motos provenientes de todos os cantos dos Estados Unidos, muitas decoradas com grandes bandeiras americanas, se deslocaram nos arredores do Mall, a grande esplanada da capital federal, sob os olhares de dezenas de milhares de espectadores.

A Rolling Thunder surgiu em 1988 por inciativa, sobretudo, de Ray Manzo, um ex-combatente do Vietnã que queria chamar atenção da opinião pública e do governo sobre os soldados americanos que continuam desaparecidos desde aquela guerra.

No primeiro ano reuniram-se 3.000 a 5.000 motociclistas, militares e veteranos, mas nos anos seguintes, o número de participantes disparou até se tornar uma manifestação maciça como a atual.

Os organizadores estimam que a cada ano participem da manifestação cerca de 900.000 pessoas entre espectadores e motociclistas.

O problema dos desaparecidos ou dos prisioneiros de guerra do Vietnã é menos chamativo hoje, apesar de que cerca de 1.600 continuem sendo considerados desaparecidos após o conflito concluído há 40 anos.

Mas os veteranos do Iraque e do Afeganistão, assim como os do Vietnã, sentem-se esquecidos após retornar à vida civil, sobretudo no que diz respeito aos cuidados médicos, muito criticados.

Com a Rolling Thunder, eles encontram uma forma de solidariedade entre eles e um contato com o grande público, que lhes dá otimismo, explicaram.

"O governo não faz o suficiente por compreender o distúrbio mental" dos veteranos de guerra, que têm problemas psicológicos, disse Bob Vaillancourt, de 50 anos, ex-integrante do Exército, que dá aulas em uma escola do ensino médio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)