(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Norte faz novo lançamento de míssil balístico, mas tentativa falha

Este foi o terceiro teste de fogo do país, um aviso claro depois que os EUA enviaram um porta-aviões para os arredores da Península Coreana


postado em 30/04/2017 09:00 / atualizado em 30/04/2017 11:45

(foto: Reprodução/YouTube)
(foto: Reprodução/YouTube)

Um míssil norte-coreano de médio alcance aparentemente falhou pouco depois do lançamento neste sábado, disseram os governos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Este foi o terceiro teste de fogo do país, uma mensagem clara de aviso depois de os Estados Unidos enviarem um porta-aviões para as proximidades da Península Coreana. No Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o lançamento foi um desrespeito à China.

Pequim é o principal aliado da Coreia do Norte e o governo americano busca apoio dos chineses para pressionar Pyongyang a desistir de seu programa nuclear e controlar seu programa de mísseis. A Coreia do Norte não comentou imediatamente sobre o lançamento, mas a agência de notícias estatal disse que o objetivo do país é conseguir alcançar os Estados Unidos.

O jornal Rodong Sinmun ainda afirmou que o país revelou dois tipos novos de mísseis balísticos internacionais no desfile militar do último dia 15. “O amplo território norte-americano tem sido inteiramente exposto aos nossos meios de ataque nuclear preventivo”. Sobre o envio de porta-aviões norte-americanos para as proximidades da Península Coreana, o jornal disse que “tornar os porta-aviões inúteis não é um problema”.

O teste do míssil veio apenas algumas horas depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas realizar uma reunião ministerial sobre o programa de armas de Pyongyang. Funcionários da Coreia do Norte boicotaram a reunião, que foi comandada pelo Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson. A Coreia do Sul disse, em nota, que o míssil voou por alguns minutos e chegou a uma altura máxima de 71 quilômetros, antes de aparentemente falhar.

Não foi divulgada uma estimativa de quão distante ele teria ido, mas um oficial dos EUA, que preferiu não se identificar, disse que era provável ser um KN-17, de médio alcance. O secretário-chefe do Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, em entrevista após uma reunião do Conselho de Segurança japonês, disse que o míssil teria viajado por cerca de 50 quilômetros antes de cair em uma região da Coreia do Norte.

Moon Seong Mook, analista sul-coreano e ex-oficial militar, afirmou que a Coreia do Norte fez progressos significativos, mesmo diante da falha. “Eles podem ter testado diversas coisas, como o impulso do motor do foguete a separação das peças”, disse Moon. “Uma falha é uma falha, mas isso não significa que o lançamento tenha sido insignificante”, completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)