(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Frente Polisário deixa zona tampão do Saara Ocidental


postado em 28/04/2017 22:31

A separatista Frente Polisário se retirou da zona tampão do Saara Ocidental que ocupava, uma iniciativa que favorece a retomada das negociações para resolver o conflito nessa região - ressaltou a ONU, nesta sexta-feira (28).

"Essa ação deve melhorar as perspectivas de criar um ambiente (...) adequado para relançar o processo de negociação com uma nova dinâmica e um espírito novo", declarou o porta-voz das Nações Unidas, Stephane Dujarric.

Ao mesmo tempo, os 15 países do Conselho de Segurança adotavam, por unanimidade, uma resolução de apoio à retomada das negociações de paz no conflito no Saara Ocidental, o qual se prolonga há décadas.

A ONU "saúda a retirada de todos os elementos da Frente Polisário da zona de Guerguerat", perto da fronteira com a Mauritânia, depois da retirada das tropas marroquinas em fevereiro passado.

A resolução apoia uma iniciativa do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, para retomar as conversas de paz e prolonga até 30 de abril de 2018 o mandato da missão de manutenção de paz da ONU no terreno (Minurso).

"A França espera que a aprovação por unanimidade dessa resolução nos permita nos dedicarmos decididamente no futuro para alimentar a dinâmica política empreendida (...) em benefício de todos na região", declarou o embaixador francês, François Delattre.

O Marrocos e a Frente Polisário lutaram pelo Saara Ocidental entre 1974 e 1991, quando Rabat conseguiu o controle antes da assinatura de uma trégua mediada pela ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)