(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Foguete Ariane 5 com satélites brasileiro e sul-coreano decolará em 4 de maio


postado em 25/04/2017 21:10

O lançamento de dois satélites, um brasileiro e um sul-coreano, por um foguete Ariane 5, adiado três vezes desde o final de março por uma greve na Guiana francesa, foi reprogramado para 4 de maio, anunciou na terça-feira a companhia Arianespace.

A empresa indicou em um comunicado que tinha "retomado as operações de preparação de três campanhas de lançamento em curso": duas com o Ariane 5 e uma com o foguete Soyuz.

O primeiro dos três lançamentos será realizado em 4 de maio, entre 20H31 e 23H19 GMT (17H31 e 20H19 de Brasília).

O acesso ao Centro Espacial de Kourou (CSG) foi desbloqueado no sábado passado após mais de um mês de mobilizações sociais, de modo que na segunda-feira foi possível retomar as atividades.

O foguete europeu deve colocar em órbita dois satélites. O primeiro, SGDC, para a Telebras S.A., tem um duplo uso - militar e civil.

Seu objetivo é garantir a comunicação segura por satélite das forças armadas e do governo, e ao mesmo tempo fornecer serviços de comunicação de banda larga a territórios isolados do Brasil.

O outro satélite, KOREASAT-7, da operadora sul-coreana Ktsat, tem como objetivo melhorar a banda larga e a cobertura na Coreia do Sul, Filipinas, Índia e Indonésia.

Ainda não foram anunciadas datas para os outros lançamentos, que deveriam ter sido realizados em abril.

O movimento social que paralisou a Guiana francesa durante mais de um mês custou "até 500.000 euros por dia à Arianespace" e seus sócios, afirmou no sábado em uma rádio francesa Stéphane Israël, diretor-geral da operadora de lançamento de satélites, reafirmando o objetivo de realizar 12 lançamentos neste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)