(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Netanyahu cancela encontro com chanceler alemão


postado em 25/04/2017 13:16

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, cancelou nesta terça-feira uma reunião com o chefe da diplomacia alemã, Sigmar Gabriel, depois de uma divergência muito incomum sobre o programa do ministro alemão.

Netanyahu, que também é ministro das Relações Exteriores, avisou que não receberia Gabriel caso ele se reunisse no final da tarde com representantes de duas organizações israelenses muito críticas ao governo israelense.

Este cancelamento ocorre em um contexto de esfriamento das relações bilaterais, em particular em razão da questão da colonização - a construção por Israel de habitações civis nos territórios palestinos ocupados -, criticada por Berlim.

"Os diplomatas são bem-vindos e podem se reunir com representantes da sociedade civil, mas o primeiro-ministro não encontrará aqueles que conferem uma legitimidade a organizações que apelam à incriminação de soldados israelenses", afirma um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

No entanto, Netanyahu ressaltou que as "relações com a Alemanha são muito importantes e não serão afetadas" por este incidente.

Por sua vez, o chanceler alemão deu a entender que esta anulação seria resultado de considerações políticas internas, minimizando as consequências deste incidente diplomático.

"Nós não devemos nos tornar brinquedo da política interna israelense", ressaltou o Gabriel a jornalistas. "Não considero esse fato como uma catástrofe e as relações entre os dois países não vão mudar".

Mais cedo, Gabriel afirmou que um tal cancelamento era "impensável".

"Soubemos pela imprensa israelense que o primeiro-ministro Netanyahu, que encontrei várias vezes, quer cancelar essa visita porque desejamos nos reunir com representantes críticos da sociedade civil", declarou à televisão pública alemã ZDF.

"Mal posso imaginar esse cenário, porque seria extremamente lamentável. É perfeitamente normal que, durante uma visita ao exterior, dialoguemos com representantes da sociedade civil".

Gabriel planeja se reunir com representantes do B'Tselem, que registra violações dos direitos humanos nos territórios palestinos ocupados desde os 50 anos por Israel, e da Breaking the Silence, outra ONG israelense que fornece uma plataforma aos soldados israelenses para contar, de forma anônima, suas histórias e denunciar as ações repreensíveis em seu exército.

Lei polêmica

Um funcionário de uma das ONGs, que pediu anonimato, confirmou à AFP a realização programada para esta terça-feira à noite de uma reunião com o ministro alemão.

O governo de Netanyahu, considerado o mais à direita da história do país, conduz uma ofensiva, incluindo por meio da aprovação de leis, contra organizações que acusa de atacar a legitimidade do Estado.

Neste sentido, o Parlamento israelense aprovou em julho de 2016 um controversa lei que obriga as ONGs que recebem financiamento de governos estrangeiros, particularmente da Europa, a declarar seus fundos.

O texto, de acordo com seus críticos, tem como alvo grupos de esquerda que lutam pelos direitos dos palestinos e que se opõem aos assentamentos na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental.

Em fevereiro, o governo alemão anunciou o adiamento de consultas entre os dois países, com a chanceler alemã Angela Merkel desejando, de acordo com a imprensa israelense, expressar sua insatisfação após a adoção de uma lei em favor dos colonos.

A Alemanha também expressou no final de janeiro "dúvidas" quanto a vontade de Israel de chegar a uma resolução do conflito com os palestinos baseada em uma solução de dois Estados, depois do anúncio da aceleração da colonização nos territórios palestinos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)