(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eleição na França: Macron e Le Pen estão no 2º turno

Pesquisas feitas na noite deste domingo revelam que Macron tem a preferência do eleitorado frente a sua oponente; pleito definitivo ocorrerá no dia 7 de maio;


postado em 23/04/2017 22:00 / atualizado em 23/04/2017 22:46

(foto: AFP Photo)
(foto: AFP Photo)

O ex-ministro da Economia Emmanuel Macron, do movimento En Marche! (social-liberal), venceu o primeiro turno das eleições presidenciais na França, realizado neste domingo, com 23,8 % dos votos. Considerada favorita durante grande parte da campanha, a eurodeputada Marine Le Pen, do partido nacionalista Frente Nacional (extrema direita), acabou em segundo lugar, com 21,4%. Ambos encerraram a hegemonia de socialistas e republicanos, que durante 36 anos se alternaram no Palácio do Eliseu, e disputarão o segundo turno em 7 de maio.

O pleito foi acirrado, conforme previam as pesquisas. Em terceiro lugar, ficou o conservador François Fillon, do partido Republicanos, com 19,9 %, e em quarto o radical de esquerda Jean-Luc Mélenchon, do movimento França Insubmissa, com 19,6%. O resultado do primeiro turno representa um revés para os partidos tradicionais que se alternaram no poder durante décadas: o socialista, do presidente em fim de mandato François Hollande, e os conservadores, liderados por François Fillon.

Segundo turno

De acordo com a AFP, em duas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno realizadas na noite deste domingo, Macron é apontado favorito com ampla maioria. Em uma, tem 62% da preferência contra 38% para Le Pen. Já na segunda, ele aparece com 64% e Le Pen 36% das intenções de votos.

Aos 39 anos e à frente de um novo partido, Em Marcha!, Macron ganhou uma disputa que muitos davam por perdida até o início de 2017, quandoele  começou a despontar nas pesquisas. Marine Le Pen, de 48 anos, tampouco ficou atrás e repetiu a façanha de seu pai 15 anos depois, capitalizando o enfado dos franceses com o sistema. Qualquer um dos dois candidatos fará história: Macron como o presidente mais jovem da França e Le Pen como a primeira mulher chefe de Estado no país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)