(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eduardo Cunha condenado a 15 anos de prisão por corrupção


postado em 30/03/2017 13:31

O ex-presidente da Câmara brasileira Eduardo Cunha, artífice do impeachment da presidente Dilma Rousseff, foi condenado nesta quinta-feira a 15 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, informou a justiça de Curitiba.

A primeira condenação do deputado cassado e, até sua prisão, considerado um político todo-poderoso, foi emitida pelo juiz Sérgio Moro, encarregado da mega-investigação "Lava Jato"

"Entre os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, há provas materiais pelas quais as penas somas chegam a 15 anos e quatro meses de reclusão", assinala a sentença.

Uma das condenações por corrupção passiva se deve ao recebimento indevido de 1,3 milhão de francos suíços (1,5 milhão de dólares) por ter intermediado a aquisição por parte da Petrobras dos direitos de exploração de um campo petrolífero de Benin, na África Ocidental.

Cunha, 58 anos, se encontra detido desde outubro de 2016.

Identificado como o Frank Underwood brasileiro, em referência ao inescrupuloso personagem da série "House of Cards", Cunha presidiu a Câmara de Deputados entre fevereiro de 2015 e julho de de 2016, quando renunciou já no ocaso de seu poder.

sms /cn


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)