(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz do Havaí reforça bloqueio a decreto de Trump contra imigração


postado em 30/03/2017 02:07

O juiz federal do Havaí Derrick Watson, que havia suspenso o decreto contra imigração do presidente Donald Trump, reforçou a medida nesta quarta-feira, dificultando sua revogação.

Derrick Watson transformou sua ordem temporária de suspensão do decreto em uma medida preliminar, o que dificulta ainda mais a aplicação da decisão de Trump contra certos imigrantes.

Este tipo de medida, geralmente, não tem prazo para expirar, destacou o procurador-geral do Havaí, Doug Chin.

Isto significa que Trump ficará impedido de aplicar a proibição enquanto a questão não for resolvida em outra instância judicial.

Espera-se agora que o departamento de Justiça entre com uma apelação.

Watson emitiu sua primeira ordem de bloqueio do decreto de Trump em 15 de março, um dia antes de a medida entrar em vigor.

O decreto fechava as fronteiras aos refugiados por 120 dias e congelava a entrega de vistos a cidadãos de Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen por 90 dias.

O Iraque, que havia sido incluído em um primeiro decreto de Trump, foi retirado da versão revisada, que entraria em vigor no dia 16 de março.

Trump alega que a proibição é necessária para preservar a segurança nacional e manter os extremistas fora dos Estados Unidos.

Mas desde os atentados em Nova York e Washington, em setembro de 2001, todos os ataques graves nos Estados Unidos foram cometidos por americanos ou pessoas de países que não fazem parte dos seis incluídos no decreto presidencial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)