Press Release from Business Wire : Panasonic Corporation

postado em 24/03/2017 22:10

Desde 2012, a Panasonic Corporation vem trabalhando no projeto 100 mil lanternas solares, um projeto que visa doar um total de 100 mil lanternas solares para as áreas não-eletrificadas do mundo até 2018, que é o centenário da fundação da Panasonic. Como parte do esforço, a empresa doou um total de 1.584 lanternas solares, pela primeira vez, a três organizações sem fins lucrativos (ONG's) que trabalham nos três países da República da África do Sul, Reino da Suazilândia e Reino do Lesoto. Hoje, uma cerimônia de doação foi realizada na Fundação Nelson Mandela na África do Sul.

Esta Publicação Smart News contém multimédia. Ver aqui a publicação na íntegra: https://www.businesswire.com/news/home/20170324005700/pt/

By utilizing solar lanterns, children are able to learn safely (Photo: Business Wire)

A cerimônia de doação, realizada pela Fundação Nelson Mandela na África do Sul, contou com a presença de funcionários do governo da República da África do Sul e Shigeyuki Hiroki, Embaixador do Japão na República da África do Sul.

Shigeyuki Hiroki disse em seu discurso que "esperamos continuar a promover um uso mais eficaz das lanternas solares doadas nestes três países como uma energia renovável promissora".

Sello Hatang, CEO da Fundação Nelson Mandela, observou em seu discurso que 2018 marcaria o 100º aniversário do próprio Nelson Mandela e disse que "estamos desafiando para mudar a qualidade de vida na África do Sul. A iluminação contribuiria para melhorar a vida diária. A Fundação apoia as atividades de projetos de lanternas solares da Panasonic e ajuda as pessoas a viver melhor com as doações das lanternas para áreas não eletrificadas".

Atualmente, cerca de 1,2 bilhão de pessoas vivem em zonas sem eletricidade*, o que representa cerca de 16% da população mundial, das quais cerca de 600 milhões estão em países africanos. Embora muitas casas nessas áreas sem eletricidade usem lâmpadas de querosene para iluminação, sua fumaça representa um perigo para a saúde e expõe as pessoas ao risco de incêndio.

Usando lanternas solares, as crianças serão capazes de estudar com segurança e grupos de mulheres podem se envolver em atividades que criam renda durante a noite na comunidade, o que irá ajudá-los a melhorar suas vidas e ajudar uma sociedade sustentável. Ainda, isso reduz a carga econômica dos custos de compra de combustível.

Para contribuir para a resolução destes problemas sociais, a Panasonic vem promovendo a responsabilidade social corporativa (atividades de cidadania corporativa) ao usar de forma proativa as principais tecnologias e produtos da empresa, e, como parte disso, vem implementando o Projeto 100 mil lanternas solares. Esta atividade de doação é uma iniciativa para contribuir para os objetivos globais de pobreza, saúde e bem-estar, educação, energia, etc. que constituem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals, SDG's) postos em prática pelas Nações Unidas em 2016.

Através deste projeto, a empresa doou um total de aproximadamente 81.000 unidades para 19 países até agora. Na África, cerca de 15.000 unidades já foram doadas a 10 países através de organizações internacionais e ONG's. Esta doação a três países africanos agora faz com que o total de lanternas doadas seja de aproximadamente 83.000 unidades para 22 países e, entre eles, cerca de 16.000 unidades foram entregues a 13 países africanos.

Além disso, no Sasol Solar Challenge, uma corrida de carros solares realizada na África do Sul no ano passado, uma equipe de carros solares da Universidade de Tokai equipada com o módulo de células solares HIT(R) da Panasonic e uma bateria de lítio de alta capacidade terminou em segundo depois de completar 4.544,2 km.

A Panasonic vai acelerar esta atividade até 2018, a fim de proporcionar uma vida melhor para as pessoas que vivem nas regiões sem eletricidade através do Projeto 100 mil lanternas solares utilizando os principais produtos e tecnologias da empresa.

*Fonte: World Energy Outlook 2016 (Perspectiva Energética Mundial), Agência Internacional de Energia

Organização de destino de doações República da África do Sul: Fundação Nelson Mandela Reino do Lesoto: Conferência dos Bispos Católicos de Lesoto Reino da Suazilândia: Fundação All Out Africa

Projeto 100 mil lanternas solares Começando com a doação em Mianmar em 2011, a Panasonic doou mais de 80.000 lanternas solares para 19 países, principalmente países emergentes e em desenvolvimento na Ásia e África. Foi relatado que a luz brilhante de lanternas solares facilita atividades médicas, educacionais e econômicas durante a noite e elimina um perigo para a saúde, bem como reduz o peso das famílias, reduzindo os custos de combustível. Saiba mais sobre o projeto em https://panasonic.co.jp/citizenship/lantern/

[Vídeo] A Panasonic doa lanternas solares para a África do Sul, Suazilândia e Lesoto https://www.youtube.com/watch?v=eC_-Hs77gM0 [Fotos] https://goo.gl/photos/hLonBccURwaXn1e89

Sobre a Panasonic

A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para clientes nos setores de produtos eletrônicos, habitação, automotivo, soluções corporativas e indústrias de dispositivos. Desde sua fundação em 1918, a empresa expandiu mundialmente e hoje opera 474 subsidiárias e 94 sociedades coligadas em todo o mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 7,553 trilhões de ienes no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016. Empenhada na busca de novos valores por meio da inovação entre todas as linhas divisionais, a empresa emprega suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic, acesse: https://www.panasonic.com/global.

Links relacionados: Estórias do Projeto 100 mil lanternas solares | Panasonic Newsroom Global https://news.panasonic.com/global/stories/solar_lantern_project/ Projeto 100 mil lanternas solares: Homepage https://panasonic.net/sustainability/en/lantern/ Facebook https://www.facebook.com/PanasonicSolarLantern

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20170324005700/pt/

Panasonic Corporation Global Communications Department Media Promotion Office presscontact@gg.jp.panasonic.com