(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo brasileiro ordena que três frigoríficos retirem carne do mercado


postado em 24/03/2017 18:22

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) ordenou que três frigoríficos envolvidos no escândalo da carne adulterada retirem do mercado seus produtos por existir suspeitas de risco para a saúde pública.

O organismo determinou que as empresas Souza Ramos, Transmeat e Peccin "iniciem em até 5 dias o recall das carnes" de três plantas do Paraná, segundo um comunicado publicado nesta sexta-feira.

"Todos os produtos com origem naqueles estabelecimentos devem ser recolhidos, com o devido reembolso ao consumidor", acrescentou.

A Senacon detalhou que a decisão foi adotada depois que o Ministério da Agricultura informou que existia uma "suspeita de risco à saúde pública ou adulteração" no frigorífico da Peccin, enquanto os da Souza Ramos e Transmeat careciam de "controle dos processos relacionados à formulação e rastreabilidade de seus produtos".

Os três estão entre os 21 investigados pela polícia após uma denúncia sobre o uso de ácidos e manipulação de etiquetas para adulterar produtos não aptos para o consumo humano. As permissões de exportação de todas as plantas foram suspensas.

A decisão da Senacon ocorre no mesmo dia em que Hong Kong, o maior importador de carne vermelha brasileira, determinou a retirada dos produtos frescos e congelados - incluindo a carne de frango - de estabelecimentos suspeitos de não poder "eliminar completamente os perigos ocultos em termos de segurança alimentar", explicou o secretário de Saúde, Ko Wing-man.

Em 2016, Hong Kong comprou a carne bovina brasileira por mais de um bilhão de dólares.

O Brasil é o maior exportador do mundo de carne de boi e de frango, e o caso sacudiu um dos setores mais fortes de sua economia, em recessão desde 2015.

Até o momento, mais de 20 mercados restringiram a entrada ou intensificaram seus controles sobre as carnes brasileiras e as vendas para o exterior caíram de 63 milhões de dólares diários para apenas 74 mil dólares.

Nesta tarde, o presidente Michel Temer afirmou que "a carne brasileira é a melhor do mundo", em um momento que cinco mil contêineres carregados com carne procedente do Brasil estão em trânsito em alto-mar, a maior parte oriunda de frigoríficos não envolvidos no caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)