(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teste eleitoral regional chave para Merkel antes das legislativas


postado em 24/03/2017 10:34

A chanceler alemã, Angela Merkel, ameaçada nas pesquisas pelos sociais-democratas, passará no domingo em Sarre (sudoeste) por um teste eleitoral regional crucial antes das eleições legislativas de setembro na Alemanha.

A hipótese de uma derrota eleitoral da chanceler parece impensável há alguns meses, apesar das críticas a sua política migratória. Mas a entrada na corrida do novo dirigente do social-democrata SPD, Martin Schulz - que em tempo recorde remobilizou a esquerda -, mudou a situação.

Os resultados da eleição para o Parlamento regional de Sarre darão uma primeira ideia de sua capacidade real de abalar Angela Merkel nas legislativas de 24 de setembro, após 12 anos de poder.

Sarre também dá o tiro de largada do ano eleitoral, antes de outras duas eleições regionais em maio, na Renânia do Norte-Westfália (oeste), o Estado mais populoso, e em Schleswig-Holstein (norte).

Schulz, ex-presidente do Parlamento Europeu, rompeu com a linha centrista de seu partido e faz claramente uma campanha esquerdista sobre temas sociais. Isso permitiu ao SPD um aumento nas intenções de voto jamais vista em um período de tempo tão curto.

Depois de estar a 15 pontos dos cristãos-democratas (CDU) da chanceler em janeiro, hoje está empatado em nível nacional com cerca de 30% das intenções de votos. Seu estilo direto e sua vontade de aparecer "próximo ao povo" seduzem a opinião pública.

Neste aspecto, o Estado-região de Sarre, embora abrigue apenas 1% da população alemã, atua como um laboratório: a CDU controla esta antiga região mineradora e operária. Sua dirigente local, Annegret Kramp-Karrenbauer, chamada de "A Merkel de Sarre", também está ameaçada pelos sociais-democratas.

Mesmo permanecendo como segundo partido, o SPD pode voltar ao poder caso se alie à esquerda radical do Die Linke, tradicionalmente forte nesta região, já que é dirigida por uma figura da política alemã, o ex-presidente social-democrata Oskar Lafontaine, que rompeu com sua formação de origem.

Segundo as últimas pesquisas em Sarre, o CDU está na liderança (com 34% a 37% dos votos), à frente do SPD (em torno de 32%) e com a esquerda radical na terceira posição. O SPD não descarta desta vez, diferentemente de 2012, uma aliança com o Die Linke e os ecologistas.

- Teste geral? -

Semelhante formato de coalizão em Sarre enviaria um forte sinal de "reconciliação das esquerdas" alemãs, abalada desde 1999 na era de Gerhard Schroder, chanceler de 1998 a 2005.

Este cenário agora é considerado plausível por alguns em nível federal nas eleições de setembro, devido à posição mais esquerdista do SPD, embora a oposição do Die Linke à Otan torne muito hipotética semelhante coalizão em Berlim.

De qualquer forma, os pesquisas preveem ao SPD um resultado melhor que há cinco anos graças ao "efeito Schulz".

O resultado do partido nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD) também será seguido de perto. Poderia entrar no décimo parlamento regional do país (de 16), confirmando sua crescente presença antes das legislativas em nível nacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)