(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Press Release from Business Wire : GSMA


postado em 28/02/2017 08:16

A GSMA apresentou hoje seu sexto "State of the Industry Report on Mobile Money" (Relatório do Estado da Indústria sobre Dinheiro Móvel), oferecendo um panorama atual do setor e destacando o impacto do dinheiro móvel na vidas, economia e inovação dos últimos 10 anos. O documento fornece a única imagem abrangente de dinheiro móvel em todo o mundo. Esta edição analisa uma década inteira - desde o lançamento pioneiro da M-Pesa no Quênia, primeira a demonstrar o potencial da tecnologia móvel na transformação do acesso aos serviços financeiros. Hoje em dia existem mais de meio bilhão de contas de dinheiro móvel registradas em 92 países.

"Dar às pessoas carentes acesso aos pagamentos digitais aumentou a inclusão financeira de centenas de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento e permitiu que elas estivessem mais seguras e mais capacitadas e fossem contribuintes mais ativos para as comunidades locais", disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA. "As operadoras de redes móveis são parte central dessa história de sucesso. O alcance e impacto de seus serviços é um exemplo claro da importância da indústria móvel para garantir a realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável."

Dinheiro móvel impulsiona crescimento econômico

O dinheiro móvel é um dos principais motores do crescimento econômico nos mercados emergentes, especialmente através da formalização dos pagamentos, do aumento da transparência e do aumento do PIB. Os provedores de dinheiro móvel estão na vanguarda dos serviços de pagamento em muitas economias de mercado emergentes. Somente em dezembro de 2016, a indústria processou 1,3 bilhão de transações, com média de 30 mil transações por minuto.

A pesquisa mostra ainda:

-- Mais de meio bilhão de contas de dinheiro móvel registradas globalmente no final de 2016;

-- Quase 174 milhões de contas estão ativas (em uma base de 90 dias);

-- Existem 35 serviços de dinheiro móvel com mais de 1 milhão de contas ativas;

-- Mais de 4,3 milhões de estabelecimentos de agentes de dinheiro móvel, sendo que 30 países agora têm 10 vezes mais agentes ativos de dinheiro móvel do que agências bancárias; e

-- O custo médio de enviar remessas internacionais usando dinheiro móvel é menos da metade de fazê-lo através de um operador de transferência de dinheiro global.

Uma década de avanço exponencial

Esta edição do relatório anual traça a história do dinheiro móvel ao longo da última década, desde o seu surgimento até o rápido avanço da inclusão financeira. O documento analisa as lições aprendidas em áreas como modelos de negócios, regulação e interoperabilidade, além de avaliar o impacto do dinheiro móvel na vida das pessoas e os benefícios econômicos mais amplos oferecidos por ele. O relatório também olha para o futuro, examinando as tendências emergentes que prometem alçar o dinheiro móvel a novos patamares em sua segunda década de existência.

Com 277 serviços em tempo real em 92 países, o dinheiro móvel está disponível agora em 66% dos mercados de baixa e média rendas. Uma década estelar de realizações que incluem:

-- A extensão de serviços financeiros acessíveis e comercialmente sustentáveis a centenas de milhões de pessoas mal servidas;

-- O uso do dinheiro móvel em uma variedade crescente de aplicações, tais como taxas escolares, sistemas solares pay-as-you-go (pagamento por utilização) e remessas internacionais;

-- O impacto macroeconômico positivo do dinheiro móvel, entre eles o aumento da produtividade e a criação de empregos, bem como uma maior transparência para reduzir os desvios financeiros; e

-- Para além de suas contribuições significativas associadas aos objetivos universais de acesso financeiro, incluindo a iniciativa do Banco Mundial de habilitar um bilhão de contas de transações até 2020, o dinheiro móvel é um elemento-chave para um maior desenvolvimento e empoderamento econômico.

Granryd acrescentou: "Em apenas 10 anos, o dinheiro móvel deu passos surpreendentes. Com 2 bilhões de pessoas ainda excluídas dos serviços financeiros, o potencial do dinheiro móvel para o futuro é enorme. Ao longo da próxima década, a indústria precisa trabalhar em conjunto para colocar o poder transformacional do dinheiro móvel nas mãos daqueles que mais necessitam".

Lançamento do portal de desenvolvedores de dinheiro móvel

À medida que a indústria se centra em novas oportunidades de crescimento, o surgimento das Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) poderia desbloquear uma série de inovações e ampliar ainda mais o alcance dos serviços de dinheiro móvel. Para isso, a GSMA lançou hoje um portal de desenvolvedores para fornecedores de plataformas e comunidade técnica, o que ajudará a garantir a compatibilidade com as APIs padrão de dinheiro móvel da indústria da GSMA.

Essa abordagem pode garantir a interoperabilidade em todo o ecossistema, a implementação contínua e o acesso às APIs padrão mais recentes, através das quais os desenvolvedores podem criar produtos e serviços de dinheiro móvel. O portal de desenvolvedores é gratuito e permitirá que os usuários acessem um ambiente de teste real e pronto para produção. O portal oferece uma forma aberta e acessível de trabalhar tecnicamente com as APIs e será apoiado pela maioria dos fornecedores de toda a indústria de dinheiro móvel, com o objetivo de acelerar o crescimento do setor.

O Relatório 2017 do Estado da Indústria sobre Dinheiro Móvel e mais informações sobre o Programa de Dinheiro Móvel da GSMA estão disponíveis em: www.gsma.com/mobilemoney.

-FIM-

Nota aos editores:

O Relatório do Estado da Indústria sobre Dinheiro Móvel se baseia nos resultados da Pesquisa Global de Adoção de Serviços Financeiros Móveis da GSMA, realizada a cada ano, e nos dados do Rastreador de Implementação de Dinheiro Móvel da GSMA. O documento fornece informações sobre o desempenho do dinheiro móvel a partir do envolvimento da GSMA com a indústria em questão.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo inteiro, reunindo cerca de 800 operadoras de aproximadamente 300 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações de setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress para toda a América e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20170228005913/pt/

Para a GSMA Sophie Waterfield +44 77 7945 9923 Sophie.Waterfield@webershandwick.com ou Pau Guerrero +34 607 348 364 PGuerrero@webershandwick.com ou Assessoria de Imprensa da GSMA pressoffice@gsma.com

This material is not an AFP editorial material and AFP shall not bear responsability for the accuracy of its content. In case you have any questions about the content, kindly refer to the contact person mentioned in the text of the release.

End of the Business Wire's Press Release


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)