(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Advogada ligada a filhos de ex-presidente depõe no Panamá sobre Odebrecht


postado em 22/02/2017 20:16

A advogada panamenha Evelyn Vargas, vinculada aos filhos do ex-presidente Ricardo Martinelli (2009-2014), acusados de cobrar comissões da empreiteira Odebrecht, depõe nesta quarta-feira na Procuradoria Especial Anticorrupção.

"Ela (Vargas) tem uma ordem de condução e está atendendo ao interrogatório. Estamos aspirando a que a Procuradoria valorize a informação que ela vai fornecer no dia de hoje", disse a jornalistas Juan Eduardo Vega, um de seus advogados de defesa.

Vargas, sobre quem pesava um alerta vermelho de detenção da Interpol, chegou pouco antes ao aeroporto internacional de Tocumen.

Com óculos de som e jaqueta escondendo as mãos, foi levada por vários agentes em um micro-ônibus com as janelas escuras que a levou para a sede da Procuradoria, segundo imagens da TV.

Segundo um comunicado da Procuradoria Geral do Estado, a acusada chegou ao Panamá procedente do México, depois que a Interpol nos dois países realizou "coordenações e comunicações", após tomar conhecimento do interesse de Vargas em retornar ao seu país para se entregar à Justiça.

A advogada é acusada de lavagem de dinheiro por estar supostamente relacionada com várias empresas nas quais os filhos de Martinelli, Ricardo e Luis Enrique, teriam recebido possíveis propinas da Odebrecht.

Sua apresentação ocorre um dia depois de a procuradora-chefe panamenha, Kenia Porcell, dar um ultimato aos envolvidos no escândalo para que fornecessem informação antes de 1º de junho, se quiserem se beneficiar de reduções de sentenças.

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Odebrecht pagou no Panamá, entre 2010 e 2014, mais de 59 milhões de dólares em propinas.

Até o momento, o Panamá realiza seis investigações sobre as comissões pagas pela empresa brasileira.

Em um dos casos há 17 suspeitos, entre eles os filhos de Martinelli, sobre os quais pesa uma ordem de prisão da Interpol por suspeita de terem recebido mais de 20 milhões de euros em propinas.

No entanto, os irmãos Martinelli se desvincularam dias atrás, em Miami, das sociedades apontadas para a cobrança das comissões.

Esta semana, o governo panamenho apresentou uma ação contra a Odebrecht com a finalidade de recuperar os milhões de dólares pagos indevidamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)