(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corpo de Teori Zavascki é velado em Porto Alegre


postado em 21/01/2017 13:10

O corpo do juiz Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, falecido em um acidente aéreo, era velado neste sábado em Porto Alegre na presença de parentes e amigos.

O funeral, reservado na parte da manhã às pessoas mais próximas ao ministro, era realizado na sede do Tribunal Regional Federal da capital do Rio Grande do Sul, onde Zavascki trabalhou de 1989 a 2003, observou um fotógrafo da AFP.

O presidente Michel Temer planejava chegar por volta das 13h00 locais para participar da cerimônia oficial, antes do enterro do magistrado, falecido na quinta-feira aos 68 anos na queda do avião no qual viajava em Parati, no estado do Rio de Janeiro.

"Vim prestar homenagem ao ministro Teori Zavascki (...) que, pela qualidade, relevância e importância pelos serviços que ele prestava, e a situação difícil desses processos, pela importância desses processos, ele foi um verdadeiro herói", declarou Moro antes de entrar no salão onde ocorria o velório.

Zavascki era responsável pelos casos de personalidades com foro privilegiado da Operação Lava Jato.

Ele se encontrava, em particular, na fase de homologação das delações de 77 ex-executivos da construtora Odebrecht, envolvidos no maior escândalo de corrupção da história do Brasil, e que teve inclusive importantes ramificações internacionais.

Sua decisão sobre a chamada "delação do fim do mundo", por seu potencial para revelar os vínculos obscuros entre políticos e membros da elite empresarial, era esperada para fevereiro, mas agora o processo sofrerá, sem dúvida, algum atraso.

Muitas vozes exigem uma investigação transparente sobre as causas da queda do avião, que segundo testemunhas soltou fumaça antes de cair no mar. Cinco pessoas estavam a bordo e nenhuma sobreviveu.

Segundo a perícia, Zavascki morreu de politraumatismo provocado pela queda da aeronave.

As autoridades também indicaram ter recuperado o gravador de voz do avião, um bimotor Beechcraft C90GT King Air.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)