(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente francês inicia no Chile último giro pela América Latina


postado em 21/01/2017 13:07

O presidente francês, François Hollande, iniciou neste sábado, no Chile, seu último giro pela América Latina, região que priorizou durante a sua presidência.

Ao depositar uma coroa de flores ante o monumento do libertador do Chile, Bernardo O'Higgins, o presidente francês deu início a uma agenda cheia, em que se destacam os encontros com a colega Michelle Bachelet e o lançamento do ano franco-chileno da inovação.

A presidente chilena informou à AFP esta semana que aproveitará a visita de Hollande para pedir apoio na renegociação do acordo de associação do Chile com a União Europeia.

Delegações de ambos os países irão assinar acordos nos setores de cultura, defesa, turismo, cooperação na luta contra o narcotráfico, um tratado de extradição, educação e trabalho.

Também irão inaugurar um fórum científico e acadêmico para facilitar os intercâmbios neste âmbito.

Apesar de os dois países manterem "uma história de boas relações", como assinalou Bachelet, esta é a primeira visita de um presidente francês ao Chile desde 2006.

Na reta final de seu mandato, a visita se enquadra na política de Hollande de reforçar as relações da França com a América Latina. No ano passado, o presidente francês visitou Brasil, Peru, Argentina e Uruguai.

No fim deste domingo, Hollande seguirá para a Colômbia, onde irá concluir o giro, a quatro meses de encerrar seu mandato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)