(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marine Le Pen prevê 'despertar' da Europa em 2017


postado em 21/01/2017 12:31

Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, previu neste sábado em um congresso de partidos populistas e de ultradireita na Alemanha uma revolta eleitoral dos povos europeus em 2017, após o Brexit e a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos.

Com os inesperados êxitos do Brexit e de Trump, "2016 foi o ano em que o mundo anglo-saxão despertou. 2017 será, e estou certa disso, o ano do despertar da Europa continental", declarou Le Pen em Coblença durante uma reunião dos partidos membros do grupo Europa das Nações e das Liberdades (ENL) do Parlamento Europeu.

Os eleitores de França, Alemanha e Holanda - países onde serão realizadas em 2017 eleições cruciais - "podem mudar a face da Europa", disse a líder da Frente Nacional (FN) francesa.

"Agora é preciso passar à próxima etapa, na qual não nos contentaremos em ser uma minoria no Parlamento Europeu, a etapa na qual seremos majoritários nas urnas em cada eleição", proclamou a política francesa diante de centenas de pessoas que a aplaudiram.

Além de confiar em seu êxito na eleição presidencial francesa de abril-maio, à qual é candidata, Le Pen desejou as vitórias do Alternativa para a Alemanha (AfD) de Frauke Petry nas legislativas de 24 de setembro e dos holandeses do Partido pela Liberdade (PVV) de Geert Wildersen nas eleições de março.

"Estas vitórias podem mudar a face da Europa, se chegarmos ao poder em cada um dos países da União (Europeia) e pudermos organizar de forma concertada um abandono do antigo mundo", acrescentou a dirigente.

Em seu discurso, Le Pen voltou a atacar seus habituais alvos, como o euro, que deixa os Estados "atados", ou a "tirania" da União Europeia (UE) e suas elites.

Também criticou duramente a chanceler alemã, Angela Merkel, e sua política de acolhimento de refugiados, "uma catástrofe cotidiana" que levou à chegada à Alemanha em 2015 de mais de um milhão de migrantes.

Geert Wilders, chefe do partido holandês anti-islã PVV, tomou em seguida a palavra.

"Ontem, uma nova América, hoje Coblença, amanhã uma nova Europa (...) Estamos no amanhecer de uma primavera patriótica", declarou o líder desta formação que pode vencer as legislativas de março.

Paralelamente, 3.000 manifestantes, segundo a polícia, se reuniram para denunciar esta reunião.

Os manifestantes mostravam imagens de Hitler e Mussolini e se reuniram vigiados por cerca de 1.000 policiais. Carregavam cartazes com a fase: "Quem dorme na democracia pode acordar em uma ditadura".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)